• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Redes de interdependências entre uma instituição pública escolar e a política local : as ações visíves e invisíveis

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    GISELE FERREIRA DE SOUZA.pdf (843.5Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Souza, Gisele Ferreira de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este estudo tem como temática a rede de relações entre uma instituição pública escolar e a política local, representada por uma família histórica da cidade de Curitiba. O local da pesquisa foi a Escola Municipal Pedro Vêneto e a comunidade de seu entorno, localizada no bairro Cravo. O objetivo da pesquisa foi identificar como foram construídas redes de relações entre os sujeitos da instituição pública escolar e membros da família Vêneto. Para isso, como metodologia, utilizamos Norbert Elias a partir dos conceitos de configurações sociais, redes de interdependências e relações de poder, o que permitiu buscar nas estruturas sociais e históricas desenvolvidas entre instituições e sujeitos, uma rede de forças e ações. A pesquisa foi qualitativa a partir de análise de documentos históricos e escolares. As entrevistas foram semi-estruturadas entre os sujeitos pertinentes a pesquisa. Considera-se que a Escola Municipal Pedro Vêneto em sua trajetória histórica e escolar no bairro Cravo mostrou-se relacionada a um contexto de projeto de política de educação do Estado e de um projeto de política local representada pela família Vêneto. Foi observada uma subculturada escola estudada, de práticas políticas do tipo clientelistas que se consolidaram ao longo do tempo. Atualmente se encontram resquícios destas práticas com políticos locais. A escola é espaço pelo qual perpassam instituições sociais, ONGs, empresas privadas e sujeitos locais.
     
    Abstract : This study presents as subject a network of relations between a scholar public institution and a local school politics, represented by a traditional family of the city of Curitiba. The research site was the Vêneto Pedro Municipal School and its surrounding community, located in Cravo community. The research objective was to identify how networks of relationships between this the public institution subjects and members of Vêneto family were built. For methodology purposes, we relied on Norbert Elias concepts of social settings, networks of interdependence and power relations. These concepts conduct the research towards the investigation of the social and historical structures developed between institutions and individuals, thus a network of forces and actions. The qualitative research was based on an analysis of historical documents of the school and semi-structured interviews with relevant subjects for the research. In conclusion, we have found that Municipal School Pedro Vêneto, along with its historical and educational trajectory at Cravo community, was related to a project context of an education policy leaded by the State, and was also part of a local policy draft represented by Vêneto family. We observed a subculture within the school practices characterized as patronage type. We found that culture have been consolidated over time. Currently they are remnants of these practices with the local politicians activity. The school represents a space where political forces and actions take place, and where underlies social institutions, NGOs, private companies and local individuals.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/81108
    Collections
    • Pedagogia [616]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV