Mostrar registro simples

dc.contributorCruz, Magna Mattospt_BR
dc.contributor.advisorFerreira, Valéria Milena Röhrich, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorSouza, Gisele Ferreira dept_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T19:20:11Z
dc.date.available2024-08-08T19:20:11Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81108
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra.Valéria Milena Röhrich Ferreirapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 53-55pt_BR
dc.description.abstractResumo : Este estudo tem como temática a rede de relações entre uma instituição pública escolar e a política local, representada por uma família histórica da cidade de Curitiba. O local da pesquisa foi a Escola Municipal Pedro Vêneto e a comunidade de seu entorno, localizada no bairro Cravo. O objetivo da pesquisa foi identificar como foram construídas redes de relações entre os sujeitos da instituição pública escolar e membros da família Vêneto. Para isso, como metodologia, utilizamos Norbert Elias a partir dos conceitos de configurações sociais, redes de interdependências e relações de poder, o que permitiu buscar nas estruturas sociais e históricas desenvolvidas entre instituições e sujeitos, uma rede de forças e ações. A pesquisa foi qualitativa a partir de análise de documentos históricos e escolares. As entrevistas foram semi-estruturadas entre os sujeitos pertinentes a pesquisa. Considera-se que a Escola Municipal Pedro Vêneto em sua trajetória histórica e escolar no bairro Cravo mostrou-se relacionada a um contexto de projeto de política de educação do Estado e de um projeto de política local representada pela família Vêneto. Foi observada uma subculturada escola estudada, de práticas políticas do tipo clientelistas que se consolidaram ao longo do tempo. Atualmente se encontram resquícios destas práticas com políticos locais. A escola é espaço pelo qual perpassam instituições sociais, ONGs, empresas privadas e sujeitos locais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This study presents as subject a network of relations between a scholar public institution and a local school politics, represented by a traditional family of the city of Curitiba. The research site was the Vêneto Pedro Municipal School and its surrounding community, located in Cravo community. The research objective was to identify how networks of relationships between this the public institution subjects and members of Vêneto family were built. For methodology purposes, we relied on Norbert Elias concepts of social settings, networks of interdependence and power relations. These concepts conduct the research towards the investigation of the social and historical structures developed between institutions and individuals, thus a network of forces and actions. The qualitative research was based on an analysis of historical documents of the school and semi-structured interviews with relevant subjects for the research. In conclusion, we have found that Municipal School Pedro Vêneto, along with its historical and educational trajectory at Cravo community, was related to a project context of an education policy leaded by the State, and was also part of a local policy draft represented by Vêneto family. We observed a subculture within the school practices characterized as patronage type. We found that culture have been consolidated over time. Currently they are remnants of these practices with the local politicians activity. The school represents a space where political forces and actions take place, and where underlies social institutions, NGOs, private companies and local individuals.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação e Estado - Paranápt_BR
dc.subjectEducação - História - Curitiba (PR)pt_BR
dc.titleRedes de interdependências entre uma instituição pública escolar e a política local : as ações visíves e invisíveispt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples