dc.contributor.advisor | Caldas, Andréa, 1969- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Santos, Heloise Aparecida Rodrigues dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T18:09:51Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T18:09:51Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/81094 | |
dc.description | Orientador: Prof.a Dr.a Andréa do Rocio Caldas | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 25 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho tem o objetivo de analisar a relação e envolvimento dos sujeitos no processo educativo escolar. Buscou-se averiguar, se as expectativas dos professores e professoras em relação aos estudantes interferem na qualidade e rendimentos de desenvolvimento educacional. O estudo apontou também as principais causas de desinteresse pela profissão, por meio de uma pesquisa de campo, realizada em um Colégio Estadual de Ensino Médio e de um Centro de Educação Infantil na periferia de Curitiba. Deduziu-se que a expetativa docente é influenciada pelas características de desempenho discente, dessa forma ela reforça a impressão causada, quando profetizada de forma positiva ou negativa ela tende a se efetivar devido à perspectiva reforçada. O estudo possibilitou apontar que as relações sociais e os sentimentos dos envolvidos no trabalho educativo apresentam impactos positivos ou negativos que repercutem na qualidade, desenvolvimento e resultado do trabalho educativo. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Professores e alunos | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Rendimento escolar | pt_BR |
dc.subject | Estudantes - Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Expectativas dos professores com relação aos alunos | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |