Expectativas dos professores com relação aos alunos
Visualizar/ Abrir
Data
2014Autor
Santos, Heloise Aparecida Rodrigues dos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : Este trabalho tem o objetivo de analisar a relação e envolvimento dos sujeitos no processo educativo escolar. Buscou-se averiguar, se as expectativas dos professores e professoras em relação aos estudantes interferem na qualidade e rendimentos de desenvolvimento educacional. O estudo apontou também as principais causas de desinteresse pela profissão, por meio de uma pesquisa de campo, realizada em um Colégio Estadual de Ensino Médio e de um Centro de Educação Infantil na periferia de Curitiba. Deduziu-se que a expetativa docente é influenciada pelas características de desempenho discente, dessa forma ela reforça a impressão causada, quando profetizada de forma positiva ou negativa ela tende a se efetivar devido à perspectiva reforçada. O estudo possibilitou apontar que as relações sociais e os sentimentos dos envolvidos no trabalho educativo apresentam impactos positivos ou negativos que repercutem na qualidade, desenvolvimento e resultado do trabalho educativo.
Collections
- Pedagogia [622]