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dc.contributor.advisorBrizolla, Franceli, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherStephan, Samyra de Lourdespt_BR
dc.contributor.otherAlberton, Josililianpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educaçãopt_BR
dc.creatorRodrigues, Luciana da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-01T17:54:57Z
dc.date.available2023-02-01T17:54:57Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81013
dc.descriptionOrientadora: Francéli Brizollapt_BR
dc.descriptionCoorientadoras: Samyra Lourdes Stephan e Josililian Albertonpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Na Educação Física e nos Jogos de Recreação e Lazer existem variações de Atividades podendo ser utilizadas como ferramentas transformadoras na qualidade de vida dos seus praticantes. A Organização Mundial Saúde (OMS) aponta os benefícios à saúde física e psíquica dos indivíduos colaborando nas transformações positivas do convívio familiar e social. Neste trabalho, desenvolvido no curso Pós-Graduação Alternativa Nova Educação – ANE apresento em caráter experimental, um projeto que considera possível utilizar o lúdico presente nas atividades de Educação Física como ferramenta recreativa de aprendizagem Interdisciplinar interadas a deduções simples da Matemática. A prática da recreação lúdica nas atividades; poderão ser vistas como estratégia pedagógica diante a antipatia do aprendizado de sua cultura. Participaram neste trabalho um grupo de aproximadamente 10 a 15 meninos e meninas com idade de 5 a 14 anos, entre os meses de Agosto a Novembro no ano de 2019. Foram alguns dias durante a semana e preferencialmente aos sábados, dias que são freqüentados pelo grupo; na Associação de Moradores Vila Nova – Matinhos/PR local da prática e também onde a comunidade do bairro se reúne para a participação de várias atividades interativas culturais e eventos. Devido agenda de atividades da Associação, a definição em afirmar a quantidade de sábados e outros dias de prática do projeto tornou-se imprecisa. Assim, o trabalho baseou-se numa abordagem qualitativa e procedimentos no modo participante, onde Tumelero (2019) afirma que o resultado da pesquisa participante depende do envolvimento e identificação do pesquisador. No processo, esperou-se que as deduções matemáticas utilizadas; conquistasse um olhar com menos aversão ao seu conteúdo com a atividade lúdica recreativa da Educação Física. Observou-se que esse objetivo específico foi alcançado na maioria dos participantes e assim tendo um resultado satisfatório no seu desenvolvimento. De modo geral, a Interdisciplinaridade e o brincar foram o método pedagógico importante para a realização do projeto. De acordo a sua organização, o trabalho é apresentado em tópicos e sub-tópicos; divididos nos assuntos com os títulos que os compõe, começando com Introdução, em seguida, sobre minha trajetória de vida em Um pouco sobre minha andança até a ANE; Conhecendo e Vivenciando a ANE; Revisão de Literatura; sobre o tema Calculando nos Jogos de Recreação e Lazer e no final as Considerações Finais e as Referências. Como apoio metodológico utilizou-se pesquisas e estudos de autores relacionados ao tema do trabalho como DANTE (1999); LIBÂNEO (1994); FREIRE (1996) e outrospt_BR
dc.format.extent1 recurso online (26 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLudico na escolapt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectEducaçao física (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectEducação - Experiênciaspt_BR
dc.titleCalculando nos jogos de recreação e lazerpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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