Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMeier, Wander Mateus Branco, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exataspt_BR
dc.creatorZeferino, Helen Natiane de Limapt_BR
dc.date.accessioned2023-01-31T17:42:02Z
dc.date.available2023-01-31T17:42:02Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/80974
dc.descriptionOrientador: Wander Mateus Branco Meierpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Ciências Exatas.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O cálculo mental é uma ferramenta pedagógica que favorece o desenvolvimento do sentido de número, a resolução de problemas, além de contribuir com o desenvolvimento do pensamento criativo. É indicado em documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como uma habilidade que deve ser desenvolvida pelos alunos no Ensino Fundamental. Diante disso, buscamos analisar as possibilidades de utilização do cálculo mental a partir das tarefas matemáticas propostas no livro didático e em aulas de Matemática do 2º ano do Ensino Fundamental. O livro foi selecionado pois faz parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), sendo utilizado nas escolas do município de realização da pesquisa. Foi realizada uma pesquisa de campo, onde foi feita a observação de aulas de Matemática do 2º ano do Ensino Fundamental. Como registro, foram produzidos relatórios das observações. A análise do capítulo do livro didático e dos relatórios das observações foi realizada por meio da Análise de Conteúdo. A análise mostrou que no capítulo Adição do livro didático há diversas possibilidades de abordar o cálculo mental nas tarefas matemáticas. A análise das observações evidenciou que em diversos momentos há possibilidade de desenvolver o cálculo mental em tarefas matemáticas propostas nas aulas, apontou também o papel fundamental do professor no trabalho com o cálculo mental em sala de aula ao propor tarefas que permitam o desenvolvimento de estratégias para o cálculo mental e ao estimular sua utilização em diferentes tarefas matemáticas nas quais se pretende a aprendizagem da Matemática. Esperamos que este trabalho possa contribuir com a Educação Matemática ao identificar as possibilidades de utilização do cálculo mental em tarefas matemáticas e a importância de seu desenvolvimento em aulas de Matemática.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectCálculo - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleEstratégias de cálculo mental e o conceito de adição : uma análise do livro didático e da prática docente no segundo ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples