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dc.contributor.advisorFernandes, Sueli de Fátima, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorLima, Maria Aldenora dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2023-02-02T17:41:57Z
dc.date.available2023-02-02T17:41:57Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/80793
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Drª Sueli de Fátima Fernandespt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 01/09/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A pandemia da COVID-19, entre 2020 e 2022, foi/é um problema de ordem mundial, que tem gerado grandes consequências em diversas esferas sociais, repercutindo na política, na economia, na cultura, na comunicação e nas relações sociais. Diante desse contexto sanitário de grandes proporções, o sistema educacional foi obrigado a se reinventar para minimizar seus impactos. Esta tese objetiva, nesse cenário, analisará o processo de educação bilíngue, de estudantes surdos da Universidade Federal do Acre (UFAC) em tempos de pandemia. Este estudo utiliza a pesquisa de campo, de natureza exploratória, descritiva, de abordagem qualitativa, fundamentada nas contribuições teórico-conceituais dos Estudos Culturais e dos Estudos Surdos em Educação, que compreendem a surdez sob o ponto de vista sócio histórico, destacando-se as identidades e diferença surda no terreno da linguagem e da cultura. O lócus da pesquisa foi a Universidade Federal do Acre - Campus Sede, em Rio Branco, e o Campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, onde os atores institucionais foram os professores (ouvintes e surdos), estudantes surdos e Tradutores Intérpretes de Língua de Sinais - TILS. Para o trabalho de coleta e análise de dados foram utilizados os seguintes procedimentos: na primeira etapa, foi realizada pesquisa bibliográfica e análise documental; na segunda etapa, foi realizada a entrevista individual e coletiva e questionário. A análise interpretativa foi sistematizada em três eixos temáticos: ensino remoto e pandemia, educação bilíngue, acesso e permanência, alteridade e diferença, discutidas à luz do campo teórico que fundamenta a investigação. Os resultados evidenciam aspectos importantes, dada a necessidade de repensar fundamentos e princípios da educação bilíngue no ensino superior, para além da pandemia, priorizando articulação de políticas educacionais e linguísticas em contexto de minorias, o caso da comunidade surda brasileira. Em relação ao contexto pandêmico, o estudo revela que, apesar das ações afirmativas institucionais, foram inúmeros os desdobramentos afetando a saúde mental, as barreiras de inclusão digital e acesso à tecnologia dos participantes. Esses aspectos revelam ainda os desafios relativos às políticas de acesso e permanência de estudantes surdos, já que a educação bilíngue é projeto ainda em construção na UFAC, para além da pandemia.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The Covid-19 pandemic, between 2020 and 2022, was and still is a problem of global order, and it has caused big consequences in different social spheres, reverberating in politics, economics, in culture, communication and in social relations. Against this sanitary context of huge proportions, the educational system was forced to reinvent itself to minimize its impacts. This objective thesis, in this setting, will analise the process of bilingual education, of deaf students of Federal University of Acre (UFAC) during a pandemic. This study utilizes field research, of exploratory nature, descriptive and of quantitative approach, grounded in the theoretical-conceptual contribution of Cultural Studies and of Deaf Studies on Education, that understand deafhood within the socio-historical point of view, highlighting the different deaf identities in the field of language and culture. The research locus was Federal University of Acre - Main Campus, in Rio Branco, and Florestal Campus, in Cruzeiro do Sul, adding how institutional actors, professors (deaf and hearing), deaf students, and translators of Sign Language - TILS. For the colect and data analysis the following procedures were used: for the first stage was carried out a bibliographical research and documental analysis; for the second stage was carried out individual interviews, collective and questionnaires. The interpretative was systematized in three themed axes: remote teaching and pandemic, bilingual education, access and permanence, otherness and difference, debated in the light of the theoretical field that grounds the investigation. The results show important aspects in the intention that it is needed to rethink fundamentals and principals of the bilingual education in Universities, beyond pandemic, prioritizing articulation in education and linguistic policies in the context of minorities, which is the case of the Brazilian deaf community. In relation to the pandemic context, the study shows that, despite institutional affirmative actions, there were uncountable ramifications affecting metal health, barriers of digital inclusion and of access to technology within the participants. Those aspects show relative challenges, still, to the politics of access and permanence of deaf students, since the bilingual education is still a project under construction in UFAC, beyond pandemic.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectEducação bilingue - Surdospt_BR
dc.subjectSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEducação bilíngue de estudantes surdos no ensino superior em tempos de pandemiapt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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