As políticas para a educaçao superior : prioridades e estratégias definidas pelo Banco Mundial e pela UNESCO de 1990 a 2000 para os "países em desenvolvimento"
Resumo
Resumo: Este trabalho propõe-se a discutir as prioridades e estratégias apontadas pelo Banco Mundial e pela UNESCO para a educação superior nos países em desenvolvimento no período 1990-2000. Para tanto, toma como referência para estudo os principais documentos publicados por estes organismos internacionais: "La enseñanza superior: Las lecciones derivadas de la experiencia" - Banco Mundial, 1994; "Documento de Política para el Cambio y el Desarrollo en la Educación Superior", "La educación superior en el siglo XXI: Vision y accion. Informe final" e os Anais da Conferência Mundial sobre o Ensino Superior (Paris) UNESCO, 1995, 1998 e 1998, respectivamente; e "La Educación Superior en los Países en Desarollo: Peligros y promesas" - Banco Mundial e UNESCO, 2000, com o propósito de apreender e discutir os referidos documentos em contexto, estabelecendo diálogo e relação entre estes. Esta análise crítica representa capital importância para a compreensão das atuais políticas para a educação superior nos países em desenvolvimento, haja vista sua influência na delineação e/ou resistência na implementação dos pressupostos neoliberais nos diferentes Estados.