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dc.contributorSoares, Maria Tereza Carneiropt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógicopt_BR
dc.creatorCalsavara, Erica Fernanda de Freitas Barbosapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-06T17:19:01Z
dc.date.available2024-03-06T17:19:01Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/80660
dc.descriptionOrientador : Maria Tereza Carneiro Soarespt_BR
dc.descriptionMonografia (especializaçao) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educaçao, Curso de Especializaçao em Organizaçao do Trabalho Pedagógicopt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa, cujo o tema é a investigação da prática docente no ensino da Geometria, tem por objetivo descrever as facilidades e dificuldades que uma professora do ensino fundamental, encontra ao planejar e realizar aulas para alunos da 2a Etapa do Ciclo II de uma Instituição particular de Curitiba. Os conteúdos escolares específicos de Geometria foram selecionados de acordo com o material didático desta instituição, classificados em: sólidos geometricos, area, perímetro,, faces, vértices, arestas e mosaicos. O planejamento foi executado em duas horas de aula, divididas em dois dias distintos. Durante estes dois momentos, partindo da dificuldade pessoal deste professor, no caso, investigadora e autora do presente texto, procurou investigar os problemas de sua própria prática onde constatou-se diversas facilidades e dificuldades tanto por parte da professora como por parte dos alunos assistidos. Os resultados apontam algumas facilidades encontradas pelos alunos e pela professora ao: construir sólidos geometricos, classificação de sólidos que rolam e não rolam, trabalho em grupo, manter contato com os alunos, envolvimento da turma durante todo período. Como dificuldade pode-se apontar: definição dos conceitos de arestas, faces e base, a insegurança em repassar alguns itens aos alunos, bem como estes sentiram-se ao serem contestados e os livros didáticos para complemento do conteúdo trabalhado Este trabalho revelou-me o quanto é importante a reflexão de nossa própria pratica. Durante o período de construção deste documento pude constatar que esta insatisfação com a Geometria não é uma questão pessoal, e sim uma lacuna que tem se estendido durante o processo de formação do professor, refletindo então no descompromisso deste em trabalhar os conteúdos geometricos. Outra questão observada, foi em relação aos livros didáticos, que embora tenham mudado a maneira de colocar a Geometria, tornando-a mais integrada com os demais conteúdos da Matemática, ainda é abordada de uma forma superficial e muitas vezes voltada para o lúdicopt_BR
dc.format.extent24f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeometria - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleInvestigando minha prática docente no ensino da geometriapt_BR
dc.typeTCC Especializaçãopt_BR


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