Investigando minha prática docente no ensino da geometria
Visualizar/ Abrir
Data
2005Autor
Calsavara, Erica Fernanda de Freitas Barbosa
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Esta pesquisa, cujo o tema é a investigação da prática docente no ensino da Geometria, tem por objetivo descrever as facilidades e dificuldades que uma professora do ensino fundamental, encontra ao planejar e realizar aulas para alunos da 2a Etapa do Ciclo II de uma Instituição particular de Curitiba. Os conteúdos escolares específicos de Geometria foram selecionados de acordo com o material didático desta instituição, classificados em: sólidos geometricos, area, perímetro,, faces, vértices, arestas e mosaicos. O planejamento foi executado em duas horas de aula, divididas em dois dias distintos. Durante estes dois momentos, partindo da dificuldade pessoal deste professor, no caso, investigadora e autora do presente texto, procurou investigar os problemas de sua própria prática onde constatou-se diversas facilidades e dificuldades tanto por parte da professora como por parte dos alunos assistidos. Os resultados apontam algumas facilidades encontradas pelos alunos e pela professora ao: construir sólidos geometricos, classificação de sólidos que rolam e não rolam, trabalho em grupo, manter contato com os alunos, envolvimento da turma durante todo período. Como dificuldade pode-se apontar: definição dos conceitos de arestas, faces e base, a insegurança em repassar alguns itens aos alunos, bem como estes sentiram-se ao serem contestados e os livros didáticos para complemento do conteúdo trabalhado Este trabalho revelou-me o quanto é importante a reflexão de nossa própria pratica. Durante o período de construção deste documento pude constatar que esta insatisfação com a Geometria não é uma questão pessoal, e sim uma lacuna que tem se estendido durante o processo de formação do professor, refletindo então no descompromisso deste em trabalhar os conteúdos geometricos. Outra questão observada, foi em relação aos livros didáticos, que embora tenham mudado a maneira de colocar a Geometria, tornando-a mais integrada com os demais conteúdos da Matemática, ainda é abordada de uma forma superficial e muitas vezes voltada para o lúdico