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dc.contributor.advisorMoreira, Laura Cerettapt_BR
dc.contributor.otherAnsay, Noemi Nascimento, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorSilva, Danilopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-02T17:10:14Z
dc.date.available2023-02-02T17:10:14Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/80624
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Laura Ceretta Moreirapt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Profa. Noemi Nascimento Ansaypt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 01/09/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta tese objetiva analisar o contexto histórico, as condições educacionais e sociais dos/as primeiros/as estudantes surdos/as que frequentaram o atual Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES), entre 1856 e 1868. Assim, a pesquisa trata de aspectos históricos, culturais e de gestão educacional desta Instituição para que se possa compreender não apenas a história educacional de surdos/as, mas as mazelas sociais, as violências de toda ordem e o protagonismo dos/as surdos/as, que foram silenciados/as pela história oficial. Para tanto, optou-se pela abordagem metodológica qualitativa, balizada pela pesquisa documental e da perspectiva da história cultural, no campo dos Estudos Surdos em Educação. As fontes documentais foram coletadas no acervo histórico do INES, no Arquivo Nacional, na Biblioteca Nacional e no The Center for Research Libraries (CRL). Os dados foram sistematizados com base nas seguintes categorias de análise: i) contexto histórico brasileiro na época da fundação do INES; ii) gestão educacional e perfil de estudantes surdos do INES (1856-1868); e iii) as condições educacionais e sociais dos/as primeiros/as estudantes surdos/as. Os resultados revelam que a criação da primeira escola para surdos do Brasil enfrentou dificuldades como: alteração dos seus diretores; embates com a Comissão Inspetora do governo da época; problemas com professores; revoltas dos estudantes surdos; precariedade no orçamento; implantação de reformas assim como de regulamentos e estrutura institucional. Tais evidências revelam diversas adversidades, inclusive conflitos entre os estudantes surdos e a gestão do INES. Concluímos que o estudo apresenta diversos dados notáveis que auxiliam na análise do contexto histórico, bem como das condições educacionais e sociais dos/as primeiros/as estudantes surdos/as do INES. Além disso, o estudo coloca em evidência e protagonismo dos/as primeiros/as estudantes surdos/as da história da educação do Brasil.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This thesis aims to analyze the historical context, and the educational and social conditions of the first deaf students who attended the National Institute of Education for the Deaf (INES, acronym in Portuguese), between 1856 and 1868. Thus, the research deals with historical, cultural, and educational management aspects of this institution, so that we can understand not only the educational history of deaf people but the social ills, violence of all kinds, and the protagonism of deaf people, who were silenced in the face of official history. To this end, we opted for a qualitative methodological approach, based on documentary research and the perspective of cultural history, in the field of Deaf Studies in Education. The documentary sources were collected from the historical collection of INES, the National Archives, the National Library, and The Center for Research Libraries (CRL). The data were systematized based on the following categories of analysis: I) Brazilian historical context at the time of INES foundation; II) educational management and profile of deaf students at INES (1856-1868); III) the educational and social conditions of the first deaf students. The results reveal that the creation of the first school for the deaf in Brazil faced difficulties such as change of its directors; clashes with the inspection commission of the government of the time; problems with teachers; uprisings of deaf students; budget scarcity; implementation of reforms as well as regulations and institutional structure. Such evidence reveals several adversities, including conflicts between deaf students and the INES management. We conclude that the study presents several notable data that help in the analysis of the historical context, as well as the educational and social conditions of the first deaf students of the INES. Moreover, the study highlights the protagonism of the first deaf students in the history of education in Brazil.pt_BR
dc.description.abstractResumen: Esta tesis doctoral tiene como objetivo analizar el contexto histórico, las condiciones educativas y sociales de los/as primeros/as estudiantes sordos/as que frecuentaron el actual Instituto Nacional de Educación de los Sordos (INES), entre 1856 y 1868. De este modo, la investigación plantea acerca de los aspectos históricos, culturales y de gestión educativa de esta Institución para que sea posible comprender no solo la historia educativa de los/as sordos/as, pero sobre los males sociales, las violencias de todo tipo y el protagonismo de los/as sordos/as, quienes fueron silenciados/as frente a la historia oficial. Para esto, se optó por un enfoque metodológico cualitativo, basado en la investigación documental y de la perspectiva de la historia cultural, en el campo de los Estudios Sordos en Educación. Las fuentes documentales se recopilaron de la colección histórica del INES, del Archivo Nacional, de la Biblioteca Nacional y del The Center for Research Libraries (CRL). Los datos fueron sistematizados de acuerdo con las siguientes categorías de análisis: I) Contexto histórico brasileño en período de la fundación del INES; II) gestión educativa y perfil de los estudiantes sordos del INES (1856-1868); III) las condiciones educativas y sociales de los primeros/as estudiantes sordos/as. Los resultados revelan que la creación de la primera escuela para sordos en Brasil enfrentó dificultades como: cambio de sus directores; confrontación con la comisión de inspección del gobierno de la época; problemas con los profesores; revueltas de estudiantes sordos; precariedad presupuestaria; implementación de reformas, tal como de normas y estructura institucional. Tal evidencia nos expone varias adversidades, incluso los conflictos entre los estudiantes sordos y la gestión del INES. Concluimos que el estudio presenta diversos datos relevantes que ayudan en el análisis del contexto histórico, así como de las condiciones educativas y sociales de los primeros/as estudiantes sordos/as del INES. De igual forma, el estudio destaca el protagonismo de los primeros/as estudiantes sordos/as en la historia de la educación en Brasil.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes surdospt_BR
dc.subjectEducação - Históriapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleContexto socioeducacional do Instituto Nacional de Educação de Surdos (1856-1868) : o protagonismo de estudantes surdospt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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