Mostrar registro simples

dc.contributorPaula, Sara Machna Mendonça dept_BR
dc.contributor.otherDaniel, Leziany Silveira, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorFerreira, Daniele Martinspt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T15:14:09Z
dc.date.available2024-08-08T15:14:09Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/80484
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Leziany Silveira Danielpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 84-89pt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho pretende discutir e apresentar o processo de implantação do ensino fundamental de nove anos, com argumentos a favor, críticas em relação aos aspectos envolvidos nesse contexto e os desdobramentos da execução dessa lei na prática. Com o propósito de compreender melhor a aplicabilidade da lei, buscando na prática escolar do 1º ano do Ensino Fundamental, informações, dados e experiências vividas na transição das crianças da educação infantil para o ensino fundamental, bem como sanar questões e dúvidas referentes à alfabetização e ao letramento nesse processo, enfatizaremos um dos aspectos polêmicos presentes no processo de transição a construção e aquisição da língua falada e escrita pela criança pequena, trazendo para o diálogo contribuições de autores como Vygotsky, Emília Ferreiro e Magda Soares. Analisaremos também qual o conceito de criança e infância que se tem na educação infantil e no ensino fundamental, qual a diferença de tratamento e porque isso ocorre, avaliando a importância de se apreciar as experiências vividas pelas crianças na Educação Infantil ou fora dela, e como um ambiente receptivo e lúdico pode ajudar a criança, no processo de construção do ensino e aprendizagempt_BR
dc.description.abstractAbstract : This work want discuss and present the process of implementation of basic education of nine years, with arguments, criticism regarding the aspects involved in this context and the consequences of the implementation of this law in practice. Aiming to better understand the applicability of the law, seeking the school practice of the 1st year of elementary school, information, data and experiences in the transition of children from kindergarten to elementary school, as well as heal issues and questions concerning the literacy and to literacy in this process, we will emphasize one of the controversial issues involved in the transition to construction and acquisition of spoken language and writing process for small children, bringing the contributions of authors such as Vygotsky, Emilia Ferreiro and Magda Soares dialogue. We will also consider the concept which children and childhood that have early childhood education and elementary education, the difference in treatment and why this occurs,evaluating the importance of enjoying the experiences of children in kindergarten and beyond, and how a receptive and playful environment can help the child, the construction of the teaching and learning process.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAlfabetização - Experiênciaspt_BR
dc.subjectCrianças - Formação - Ensino programadopt_BR
dc.subjectEscolas municipaispt_BR
dc.titleA concepção de criança e infância na transição da educação infantil para o ensino fundamental : implicações para o processo de alfabetização e letramento no pré-escolar e no 1° ano do ensino fundamental na rede municipal de ensino de Almirante Tamandaré-PRpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples