• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A concepção de criança e infância na transição da educação infantil para o ensino fundamental : implicações para o processo de alfabetização e letramento no pré-escolar e no 1° ano do ensino fundamental na rede municipal de ensino de Almirante Tamandaré-PR

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    DANIELE MARTINS FERREIRA.pdf (1.223Mb)
    Data
    2014
    Autor
    Ferreira, Daniele Martins
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho pretende discutir e apresentar o processo de implantação do ensino fundamental de nove anos, com argumentos a favor, críticas em relação aos aspectos envolvidos nesse contexto e os desdobramentos da execução dessa lei na prática. Com o propósito de compreender melhor a aplicabilidade da lei, buscando na prática escolar do 1º ano do Ensino Fundamental, informações, dados e experiências vividas na transição das crianças da educação infantil para o ensino fundamental, bem como sanar questões e dúvidas referentes à alfabetização e ao letramento nesse processo, enfatizaremos um dos aspectos polêmicos presentes no processo de transição a construção e aquisição da língua falada e escrita pela criança pequena, trazendo para o diálogo contribuições de autores como Vygotsky, Emília Ferreiro e Magda Soares. Analisaremos também qual o conceito de criança e infância que se tem na educação infantil e no ensino fundamental, qual a diferença de tratamento e porque isso ocorre, avaliando a importância de se apreciar as experiências vividas pelas crianças na Educação Infantil ou fora dela, e como um ambiente receptivo e lúdico pode ajudar a criança, no processo de construção do ensino e aprendizagem
     
    Abstract : This work want discuss and present the process of implementation of basic education of nine years, with arguments, criticism regarding the aspects involved in this context and the consequences of the implementation of this law in practice. Aiming to better understand the applicability of the law, seeking the school practice of the 1st year of elementary school, information, data and experiences in the transition of children from kindergarten to elementary school, as well as heal issues and questions concerning the literacy and to literacy in this process, we will emphasize one of the controversial issues involved in the transition to construction and acquisition of spoken language and writing process for small children, bringing the contributions of authors such as Vygotsky, Emilia Ferreiro and Magda Soares dialogue. We will also consider the concept which children and childhood that have early childhood education and elementary education, the difference in treatment and why this occurs,evaluating the importance of enjoying the experiences of children in kindergarten and beyond, and how a receptive and playful environment can help the child, the construction of the teaching and learning process.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/80484
    Collections
    • Pedagogia [626]

    Itens relacionados

    Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

    • Desenhando com Turtle Graphics: Aprenda e ensine Matemática e Programação com a linguagem Python 

      Monte-Alto, Helio H. L. C. (2024-04-13)
    • Desenhando com Turtle Graphics: Aprenda e ensine matemática e programação com o Blockly, a linguagem de blocos do Google 

      Monte-Alto, Helio H. L. C. (2024-04-13)
    • Ensino de inglês pela abordagem comunicativa no 1º e no 2º grau 

      Sowek, Osvaldo (1987)
      Resumo : O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica que analisa a abordagem comunicativa, mostrando sua evolução histórica a partir da crítica ao estruturalismo no ensino de línguas estrangeiras, chegando a sugestões ...

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV