dc.contributor.advisor | Züge, Alexandre Prusch, 1985- | pt_BR |
dc.contributor.other | Braz, Bárbara Cândido, 1989- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Computação | pt_BR |
dc.creator | Alencar, Vitor Hugo Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-12T21:42:20Z | |
dc.date.available | 2022-12-12T21:42:20Z | |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/80451 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Alexandre Prusch Züge | pt_BR |
dc.description | Coorientador: Profa. Dra. Bárbara Cândido Braz | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus de Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Licenciatura em Computação. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A Matemática Discreta é uma disciplina fundamental para a Ciência da Computação, pois contempla diversos assuntos que norteiam as principais disciplinas do curso, como em algoritmos e estrutura de dados, sistemas operacionais, compiladores, engenharia de software e redes de computadores. Tal disciplina propicia aos estudantes o contato com conceitos fundamentais algébricos, lógicos e combinatórios necessários para entendimento das disciplinas citadas. A importância da Matemática Discreta se dá também por conta da necessidade do raciocínio lógico e abstrato e da relevância da notação matemática. A partir da sua notória contribuição para o aprendizado do aluno, levando ainda em consideração a dificuldade que pode ser encontrada ao transmitir os conceitos relacionados a disciplina mencionada, o objetivo do presente trabalho está voltado em propor uma alternativa de ensino para a aplicação de conceitos atrelados a Matemática Discreta, utilizando para isso a Modelagem Matemática. Os conceitos abordados voltaram-se especificamente para o ensino de grafos, que foram moldados mediante a modelagem, seguindo como referencial teórico específico, que descreve o processo da modelagem através de tópicos que podem ser vistos como um ciclo de ações. Para atingir o objetivo mencionado, foram desenvolvidos materiais baseados na Modelagem Matemática,elaborados propositalmente para gerar interações dos alunos e, que, serviram de norte para a aplicação de uma aula numa disciplina de Matemática Discreta, ofertada em um curso do ensino superior. Os conceitos da aula foram conduzidos a partir de situações problema que permitiram gerar contextos pertinentes do que se era esperado, com interações dos alunos e ações que se relacionam diretamente com o processo de Modelagem Matemática pretendido, passando, por exemplo, pela abstração de um problema, levantamento de hipóteses, elaboração de um modelo matemático e validação do modelo, além da relação cíclica de uma etapa a outra. Por fim, conclui-se que a aplicação da Modelagem Matemática permite sintetizar contextos matemáticos em situações que aproximam à realidade do aluno, facilitando e desmistificando conceitos técnicos e abstrato | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Teoria dos grafos - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Modelagem matemática | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Ensino de matemática discreta por meio da modelagem matemática | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |