dc.contributor | Souza, Patricia Oliveira de | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Luciane Paiva Alves de, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Rosa, Jéssica Cristina da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T15:36:23Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T15:36:23Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/80149 | |
dc.description | Orientador: Profª Dra. Luciane Paiva | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 31 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho abordará o tema referente as contribuições do(s) aluno (s) no processo de construção dos saberes nas aulas de Educação Física no ensino médio. Com o presente estudo, encontramos ferramentas para compreender até onde o discente consegue intervir na construção dos saberes referente à teoria, prática e avaliação. Os objetivos desse trabalho resumem-se em analisar a contribuição do aluno no processo de construção dos saberes que compõe as aulas de Educação Física no Ensino Médio. Foi realizado uma pesquisa em um colégio público pertencente a Rede Estadual do Estado do Paraná onde foi realizado entrevistas com o professor e três alunos com perfis diferentes selecionados pelo docente. Nos baseamos nos conceitos dos autores: Laville e Dionne (1999); CATANI E CILIOLI (2004); Giovinazzo Jr. (2007). Percebe-se através dos dados que os alunos não são contribuintes no processo de construção dos saberes, veremos no decorrer do trabalho motivos os quais nos levaram a essa conclusão. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : This paper will address the issue regarding the contributions of the student in the construction of knowledge in physical education classes in high school process. With this study, we find tools to understand how far the student can intervene in the construction of knowledge referente the theory , practice and evaluation . The objectives of this work are summarized in analyzing the contribution of the student in the construction of knowledge process that makes up the physical education class in high school. A survey was conducted in a public school belongs to the State of Paraná Network which was conducted interviews with the teacher and three students with different profiles selected by the teacher. We are based on the concepts of authors: Laville and Dionne (1999); CATANI And CILIOLI (2004); Giovinazzo Jr.(2007). It is noticed from the data that students are not taxpayers in the construction of knowledge process, we will see in this work reasons which led us to this conclusion. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores e alunos | pt_BR |
dc.subject | Erudição | pt_BR |
dc.subject | Comunidade e escola | pt_BR |
dc.title | As contribuições dos alunos no processo de construção dos saberes nas aulas de educação física no ensino médio | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |