Discussão de conflitos morais entre motoristas : um estudo de tomada de consciência
Resumo
Resumo: O presente estudo teve o objetivo de investigar a tomada de consciência de motoristas a partir da discussão grupal de conflitos morais. Os dados epidemiológicos sempre crescentes de tragédias viárias, apontam a responsabilização do humano como as principais causas dessas sinistralidades. Pesquisas exploratórias foram realizadas, inicialmente, para mapeamento das lacunas científicas existentes, seguidas de pesquisa descritiva, com enfoque misto e com viés interventivo. A amostra, do sul do país, foi de 10 motoristas, sendo 7 mulheres e 3 homens; 80% da amostra tinha de 18 a 29 anos, 10% entre 30 e 39 e 10% entre 40 e 49 anos; todos com formação universitária; e dois participantes com histórico de infração de trânsito. Os motoristas participantes foram angariados pelas redes sociais. Os procedimentos passaram pela validação dos instrumentos de pesquisa por juízes experts, execução do projeto piloto e assinatura do termo de consentimento livre esclarecido, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Foram utilizados dois questionários, o primeiro para levantamento da amostra e o segundo para coleta de dados quantitativos, com conteúdo narrativo de uma história corriqueira do trânsito para a tomada de consciência que, na sequência, tiveram novamente discutidas as afirmativas na sessão on-line em grupo, como forma de coleta de dados qualitativos. Durante as sessões grupais, utilizou-se do método clínico piagetiano e da discussão de conflitos morais como ferramentas. Quanto aos resultados, verificou-se uma mudança de nível de tomada de consciência em 90% da amostra, com relatos de valoração das discussões grupais de conflitos. O conflito gerado contribuiu para tornar conscientes elementos que até então estavam inconscientes, além de provocar a reflexão sobre valores morais, de modo a beneficiar a boa convivência no trânsito. Verificou-se, ainda, que o desequilíbrio gerado oportunizou aprendizado e tomada de consciência, foi desconfortável e, em um caso, gerou resistência devido ao caráter muitas vezes conflitivo da relação do indivíduo com a moral. Mesmo com achados favoráveis de tomada de consciência, podem acontecer ações contrárias à moral no sistema de trânsito. Isso porque a moral do motorista é uma das variáveis que implicam em eventos de trânsito, havendo uma série de outras, pois são multideterminadas as sinistralidades no trânsito. Deve-se insistir em trabalhar para a construção de tomada de consciência como um processo de adaptação cognitiva, realizado pelos participantes em relação à moral, em que seja estimulada a reflexão que culmine em trocas sociais com cooperação e reciprocidade. Abstract: The present study aimed to investigate the awareness of drivers from the group discussion of moral conflicts. Because the ever-increasing epidemiological data of road tragedies and the responsibility of the human in these accidents are identified as the main ones. Exploratory research was initially carried out in this thesis to map existing scientific gaps, followed by descriptive research with a mixed approach with an interventionist bias. The sample, from the south of the country, was made up of 10 drivers, 7 women and 3 men, 80% of the sample was between 18 and 29 years old, 10% between 30 and 39 and 10% between 40 and 49 years old, all with a university degree, of these 2 participants had a history of traffic violations. Participating drivers were recruited through social media. The procedures will include the validation of research instruments by expert judges, execution of the pilot project and signing of the informed consent form that was approved by the research ethics committee. Two questionnaires were used, the first to survey the sample and the second to collect quantitative data with narrative content of a common history of traffic for Consciousness, which in the sequence, in the online group session, the statements were again discussed as a way of collecting qualitative data. The Piagetian clinical method and the discussion of moral conflicts were used as tools during the group sessions. As for the results, there was a change in the level of awareness in 90% of the sample, with reports of valuation of group discussions of conflicts. The conflict generated contributed to making elements that were unconscious until then conscious, in addition to making him reflect on moral values in order to benefit from a good coexistence in traffic. It was also found that the imbalance generated provided an opportunity for learning and awareness was uncomfortable and in one case generated resistance, due to the often conflicting character of the individual's relationship with morals. Even with favorable Consciousness findings, actions contrary to morality in the transit system can occur. Since driver morale is one of the variables that imply traffic events. There are a number of others, such as the cultural issue, the social and economic issue, in short, traffic accidents are multidetermined. It is necessary to insist on working towards the construction of awareness that is not mere awareness of something, but a process of cognitive adaptation carried out by the participants in relation to morality, in which reflection was stimulated that culminated in social exchanges with cooperation and reciprocity.
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