Processo de ensino e aprendizagem com utilização das tecnologias digitais na pandemia da Covid-19
Resumo
Resumo: Esta pesquisa foi realizada articulando discussões sobre as mudanças nas formas de aprendizagem mediante a nova reconfiguração de espaço e tempo resultante do Ensino Remoto Emergencial. Neste contexto à escola se reorganizou para atender as demandas de aprendizagens de estudantes por meio de atividades analógicas e on-line. Portanto, o objetivo desse estudo foi investigar as mudanças no processo de ensino e aprendizagem com a utilização das tecnologias digitais durante o Ensino Remoto. Os fundamentos teóricos desta pesquisa tiveram como base os estudos de Bacich e Moran (2015), Kenski (2019), Lévy (2000), Lemos (2013), que contribuíram para reflexão sobre a tecnologia como aliada no processo de aprendizagem; Freire (1996-2016) subsidiou referente aos movimentos e as mudanças necessárias a para uma educação critica e libertadora, que atenda os diferentes contextos. A metodologia de pesquisa adotada foi de natureza qualitativa, com estudo exploratório-descritivo e análise documental. Os participantes da pesquisa foram estudantes, professores (as) e representantes da equipe pedagógica que vivenciaram experiências, nos anos de 2020 e 2021 com Ensino Médio. O lócus da pesquisa foi um Colégio da Rede Pública Estadual, localizado no município de São José dos Pinhais/Paraná. Os instrumentos de constituição de dados foram questionários com questões aberta e fechadas e as respostas foram analisadas a luz da Teoria dos Núcleos de Significação de Aguiar e Ozella (2006 e 2013). Os procedimentos de análise de dados incluiu avaliação dos materiais didáticos pedagógicos, de uma videoaula e uma atividade de Trilha de Aprendizagem do Componente Curricular de Educação Física da Aula Paraná/SEED/PR. Os resultados do estudo revelaram disparidades nos percursos escolares de estudantes de Ensino Médio decorrentes de processos de exclusão social e tecnológica vivenciado nesse período. Também, aumento de controle de gestão externa junto às escolas, dupla jornada de trabalho e ônus financeiros aos educadores (as) para atender as demandas de Ensino Remoto e falta de orientação formativa para os profissionais de educação durante o processo de implantação do Ensino Remoto. Abstract: This research was conducted by articulating discussions about the changes in the ways of teaching and learning through the new reconfiguration of space and time resulting from Emergency Remote Learning. In this context, the school has reorganized itself to meet the learning demands of students through analog and online activities. Therefore, the aim of this study was to investigate the changes in the teaching and learning process with the use of digital technologies during Remote Teaching. The theoretical foundations of this research were based on the studies of Bacich and Moran (2015), Kenski (2019), Lévy (2000), Lemos (2013), which contributed to the reflection on technology as an ally in the learning process; Freire (1996-2016) subsidized regarding the movements and changes necessary for a critical and liberating education that meets the different contexts. The research methodology adopted was qualitative in nature, with exploratory-descriptive study and document analysis. The participants of the research were students, teachers, and representatives of the educational team who had experiences with high school in the years 2020 and 2021. The research locus was a public high school, located in the city of São José dos Pinhais/Paraná. The instruments for data constitution were questionnaires with open and closed questions and the answers were analyzed in light of the Theory of Nuclei of Meaning of Aguiar and Ozella (2006 and 2013). The data analysis procedures included evaluation of the pedagogical teaching materials, a video lesson, and a Learning Trail activity of the Physical Education Curricular Component of the Paraná Classroom /SEED/PR. The results of the study revealed disparities in the school paths of high school students resulting from processes of social and technological exclusion experienced in this period. Also, an increase in external management control over schools, double work hours and financial burdens for educators to meet the demands of Remote Learning, and a lack of formative guidance for education professionals during the process of implementing Remote Learning.
Collections
- Dissertações [204]