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dc.contributor.advisorKnabem, Andréa, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinarpt_BR
dc.creatorRosa, Daniele Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-07T17:57:58Z
dc.date.available2022-11-07T17:57:58Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/79996
dc.descriptionOrientadora: Andrea Knabempt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em A Questão Social na Perspectiva Interdisciplinarpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A Educação Infantil até ser reconhecida como instituição de ensino infantil responsável pelo desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social da criança enfrentou mudanças significativas. O presente estudo teve como objetivo abordar a educação infantil de Pontal do Paraná e elaborar o mapeamento a partir do georreferenciamento dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), com informações sobre a localização e perfil de atendimento da rede municipal de ensino infantil. A metodologia consistiu em uma pesquisa de levantamento com um questionário enviado a todos os Cmeis para obtenção dos dados. A ferramenta de coleta foi um quadro estruturado que identificou o nome, endereço, balneário, ano de inauguração, ano da reforma ou ampliação, número de matriculas parciais e integrais, se há sala de recursos, número de profissionais e seus níveis de escolaridade, a forma de ingresso para atuação na rede, de onde são as crianças matriculadas nos centros e a composição/ organização pedagógica. Após levantamento dos dados foi realizado a partir do Google Maps a localização de cada Centro desde a emancipação do município até os dias atuais. Os resultados apontam que, embora os Centros estejam bem distribuídos verificou-se que inicialmente foram construídos em balneários principais, porém, a medida que o município foi crescendo a estratégia inicial foi ampliar ou reformar os mesmos. Conclui-se que a partir da pesquisa realizada o georreferenciamento pode auxiliar nas políticas públicas de implementação e desenvolvimento da educação infantil do município.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (22 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação infantil - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectAdministração pública - Litoral do Paranápt_BR
dc.titleEducação infantil de Pontal do Paraná : uma abordagem a partir do georreferenciamento dos Centros Municipais de Educação Infantil - CMEISpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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