dc.contributor.advisor | Knabem, Andréa, 1965- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | pt_BR |
dc.creator | Rosa, Daniele Cristina | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-07T17:57:58Z | |
dc.date.available | 2022-11-07T17:57:58Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/79996 | |
dc.description | Orientadora: Andrea Knabem | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em A Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A Educação Infantil até ser reconhecida como instituição de ensino infantil responsável pelo desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social da criança enfrentou mudanças significativas. O presente estudo teve como objetivo abordar a educação infantil de Pontal do Paraná e elaborar o mapeamento a partir do georreferenciamento dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), com informações sobre a localização e perfil de atendimento da rede municipal de ensino infantil. A metodologia consistiu em uma pesquisa de levantamento com um questionário enviado a todos os Cmeis para obtenção dos dados. A ferramenta de coleta foi um quadro estruturado que identificou o nome, endereço, balneário, ano de inauguração, ano da reforma ou ampliação, número de matriculas parciais e integrais, se há sala de recursos, número de profissionais e seus níveis de escolaridade, a forma de ingresso para atuação na rede, de onde são as crianças matriculadas nos centros e a composição/ organização pedagógica. Após levantamento dos dados foi realizado a partir do Google Maps a localização de cada Centro desde a emancipação do município até os dias atuais. Os resultados apontam que, embora os Centros estejam bem distribuídos verificou-se que inicialmente foram construídos em balneários principais, porém, a medida que o município foi crescendo a estratégia inicial foi ampliar ou reformar os mesmos. Conclui-se que a partir da pesquisa realizada o georreferenciamento pode auxiliar nas políticas públicas de implementação e desenvolvimento da educação infantil do município. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (22 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Administração pública - Litoral do Paraná | pt_BR |
dc.title | Educação infantil de Pontal do Paraná : uma abordagem a partir do georreferenciamento dos Centros Municipais de Educação Infantil - CMEIS | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |