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    Educação infantil de Pontal do Paraná : uma abordagem a partir do georreferenciamento dos Centros Municipais de Educação Infantil - CMEIS

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    R - E - DANIELE CRISTINA ROSA.pdf (683.6Kb)
    Data
    2019
    Autor
    Rosa, Daniele Cristina
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A Educação Infantil até ser reconhecida como instituição de ensino infantil responsável pelo desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social da criança enfrentou mudanças significativas. O presente estudo teve como objetivo abordar a educação infantil de Pontal do Paraná e elaborar o mapeamento a partir do georreferenciamento dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), com informações sobre a localização e perfil de atendimento da rede municipal de ensino infantil. A metodologia consistiu em uma pesquisa de levantamento com um questionário enviado a todos os Cmeis para obtenção dos dados. A ferramenta de coleta foi um quadro estruturado que identificou o nome, endereço, balneário, ano de inauguração, ano da reforma ou ampliação, número de matriculas parciais e integrais, se há sala de recursos, número de profissionais e seus níveis de escolaridade, a forma de ingresso para atuação na rede, de onde são as crianças matriculadas nos centros e a composição/ organização pedagógica. Após levantamento dos dados foi realizado a partir do Google Maps a localização de cada Centro desde a emancipação do município até os dias atuais. Os resultados apontam que, embora os Centros estejam bem distribuídos verificou-se que inicialmente foram construídos em balneários principais, porém, a medida que o município foi crescendo a estratégia inicial foi ampliar ou reformar os mesmos. Conclui-se que a partir da pesquisa realizada o georreferenciamento pode auxiliar nas políticas públicas de implementação e desenvolvimento da educação infantil do município.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/79996
    Collections
    • Questão social pela perspectiva interdisciplinar [359]

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