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dc.contributor.advisorZeviani, Walmes Marques, 1986-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Especialização em Data Science & Big Datapt_BR
dc.creatorAlves, Ulisses Fernandespt_BR
dc.date.accessioned2024-02-08T19:20:56Z
dc.date.available2024-02-08T19:20:56Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/79933
dc.descriptionOrientador: Walmes Zevianipt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Especialização em Data Science & Big Datapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O sistema ferroviário apresenta diversos eventos aleatórios que aumentam a complexidade do planejamento da circulação dos trens. Deste modo, é importante que os gestores das ferrovias conheçam os locais e eventos que mais contribuem para reduzir a capacidade de transporte na malha ferroviária e, com isso, identifiquem e forneçam soluções para os gargalos operacionais. Neste sentido, o presente trabalho desenvolveu uma aplicação web utilizando a linguagem de programação R com uso do pacote Shiny para elaborar um painel visual (dashboard) que contém informações, métricas e principais indicadores da circulação de trens para suportar o estudo e análise dos principais locais com gargalos operacionais. Além disso, foi utilizada a abordagem K-Means para definir o agrupamento de linhas singelas com características semelhantes de capacidade e fluxo diário de trens. A partir disto, foram estabelecidos 3 grupos dentre as 82 linhas singelas avaliadas, o que permitirá realizar ações estratégicas e específicas para o controle e manutenção de cada grupo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The railway system presents several random events that increase the complexity of planning the movement of trains. Thus, it is important that railroad managers know the places and events that most contribute to reducing the transport capacity in the rail network and, with that, identify and provide solutions for the operational bottlenecks. In this sense, the present work developed a web application using the R programming language and Shiny library to create a visual panel (dashboard) that contains information, metrics and main indicators of the circulation of trains to support the study and analysis of the main locations with operational bottlenecks. In addition, the K-Means approach was used to define the grouping of single tracks with similar characteristics of capacity and daily train flow. From this, 3 groups were established among the 82 single tracks evaluated, which will allow strategic and specific actions to be carried out for the control and maintenance of each group.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLinguagem de programação (Computadores)pt_BR
dc.subjectAnálise de dadospt_BR
dc.subjectTransporte ferroviariopt_BR
dc.titleEstudo quantitativo de gargalos operacionais em um sistema ferroviáriopt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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