Práticas pedagógicas criativas emergentes nos Faróis do Saber e inovação à luz dos pressupostos teóricos do pensamento complexo
Resumo
Resumo: O objetivo desta pesquisa, a criatividade manifestada nas práticas pedagógicas criativas, nasce da necessidade incessante em compreender as demandas atuais de formação do ser humano do século XXI à luz do pensamento complexo, de Edgar Morin. O problema de pesquisa proposto foi investigar: Como se organizam e desenvolvem as práticas pedagógicas criativas nos Faróis do Saber e Inovação à luz dos pressupostos teóricos do pensamento complexo? Apresenta como objetivo principal: compreender como se organizam e se desenvolvem as práticas pedagógicas criativas realizadas pelas professoras dos espaços maker dos Faróis do Saber e Inovação à luz dos pressupostos teóricos do pensamento complexo. Para tanto, propôs como objetivos específicos: Caracterizar aspectos organizacionais e de desenvolvimento das práticas pedagógicas criativas realizadas nos espaços maker dos Faróis do Saber e Inovação a partir das contribuições das professoras que atuam nesses espaços, das formadoras da SME e da comunidade; Identificar e analisar fatores contextuais que interferem nas práticas pedagógicas criativas realizadas pelas professoras que atuam nos espaços maker dos Faróis do Saber e Inovação à luz dos princípios e fundamentos teóricos do pensamento complexo; Discutir as contribuições das práticas pedagógicas criativas a partir da percepção da comunidade atendida pelos Faróis do Saber e Inovação, das professoras dos espaços maker e das formadoras da SME, à luz dos pressupostos do pensamento complexo. A base teórica da pesquisa tem sustentação no pensamento complexo em Mariotti (2000a, 2000b), Morin (1997, 2001, 2011, 2012, 2015a, 2015b, 2018, 2019, 2020), Moraes (2009, 2012, 2015), Nicolescu (2018) e Sá (2019). Sobre as práticas pedagógicas criativas utilizou-se Behrens (2009; 2017), Moraes (2012), Prigol (2018), Suanno, J (2013a, 2013b) e Torre e Zwierewicz (2009). O aporte sobre a criatividade se deu em Moraes (2015); Morin (2020); Ribeiro e Moraes (2014) e Torre (2005, 2009). O percurso investigativo caracteriza-se por uma abordagem qualitativa e se inscreve como um estudo de caso que investiga as práticas pedagógicas criativas que se dão nos Faróis do Saber e Inovação. Para a análise e categorização dos dados apreendidos na investigação, utilizou-se da análise de conteúdo de Bardin (2011) sob a perspectiva teórica do pensamento complexo. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário e entrevistas semiestruturadas, tendo como fontes: as professoras e as formadoras que atuam no projeto e os participantes da comunidade que frequentam o Farol do Saber e Inovação. Os resultados da pesquisa permitem defender a tese de que as práticas pedagógicas criativas realizadas pelas professoras que atuam nos espaços maker dos Faróis do Saber e Inovação se dão na multidimensionalidade da relação humanizada entre as professoras e os estudantes protagonistas da sua aprendizagem, nas tessituras construídas no processo recursivo entre a formação continuada e a prática pedagógica, na flexibilidade curricular que contempla aspectos transdisciplinares, nas metodologias inovadoras e diferenciadas, na diversificação do uso de recursos e materiais. Todas essas dimensões estão imbricadas num processo complexo, dinâmico, vivo que se relacionam com o contexto onde se produzem e manifestam as práticas pedagógicas criativas. A proposta dos FSI apresenta momentos de uma vivência transdisciplinar, porque exercita na prática a religação dos saberes e conhecimentos no desenvolvimento dos projetos pedagógicos. Estudos futuros podem investigar as características curriculares e as perspectivas que tratam da formação de professores com a finalidade de desenvolvimento de práticas pedagógicas criativas nas escolas. Abstract: The goal of this research, the creativity manifested in creative educational practices, arises from the incessant need to understand the current demands for the formation of the human being in the 21st century in the light of Edgar Morin's complex thinking. The proposed research problem was to investigate: How are the creative teaching practices in the Lighthouses of Knowledge and Innovation in light of the theoretical assumptions of complex thinking? Its main goal is to understand how the creative pedagogical practices are organized and developed by the teachers of the maker spaces in the Lighthouses of Knowledge and Innovation in light of the theoretical assumptions of complex thinking. To do so, the following specific objectives are proposed To characterize organizational and developmental aspects of the creative pedagogical practices carried out in the maker spaces of the Lighthouses of Knowledge and Innovation from the contributions of the teachers who work in these spaces, the SME trainers and the community; To identify and analyze contextual factors that interfere with the creative teaching practices of teachers working in the maker spaces of the Lighthouses of Knowledge and Innovation in light of the principles and theoretical foundations of complex thinking; To discuss the contributions of creative teaching practices from the perception of the community served by the Lighthouses of Knowledge and Innovation, the teachers of the maker spaces, and the SME trainers, in light of the assumptions of complex thinking. The theoretical basis of this research is found in Mariotti (2000a, 2000b), Morin (1997, 2001, 2005a, 2005b, 2011, 2012, 2014, 2020), Moraes (2009, 2012, 2015), Nicolescu (1999), and Sá (2019). About creative pedagogical practices Behrens (2009; 2017), Moraes (2012), Prigol (2018), Suanno, J (2013a, 2013b) and Torre and Zwierewicz (2009) were used. The contribution on creativity was in Moraes (2015); Morin (2020); Ribeiro and Moraes (2014) and Torre (2005, 2009). The investigative path is characterized by a qualitative approach and is inscribed as a case study that investigates the creative pedagogical practices that take place in the Lighthouses of Knowledge and Innovation. Bardin's (2011) content analysis from the theoretical perspective of complex thinking was used for the analysis and categorization of the data apprehended in the investigation. For data collection, the questionnaire and semi-structured interviews were used, having as sources: the teachers and trainers who work in the project and the community participants who attend the Lighthouse of Knowledge and Innovation. The results of the research allow us to defend the thesis that the creative pedagogical practices carried out by the teachers who work in the maker spaces of the Lighthouses of Knowledge and Innovation occur in the multidimensionality of the humanized relationship between the teachers and the students who are the protagonists of their learning, in the weavings built in the recursive process between continuing education and pedagogical practice, in the curricular flexibility that contemplates transdisciplinary aspects, in the innovative and differentiated methodologies, in the diversification of the use of resources and materials. All these dimensions are imbricated in a complex, dynamic, and living process that relates to the context where creative pedagogical practices are produced and manifested. The FSI proposal presents moments of a transdisciplinary experience, because it exercises in practice the reconnection of knowledge and know-how in the development of pedagogical projects. Future studies can investigate the curricular characteristics and perspectives that deal with teacher training with the aim of developing creative pedagogical practices in schools.
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- Teses [404]