Análise de modelo de negócio para e-commerce otimizado em rede de supermercados
Resumo
Resumo: O aumento de compras via e-commerce vem sendo sentido tanto pelos comerciantes como pelos consumidores que com a pandemia aproveitaram para ficar no conforto de casa e realizarem suas compras. Para o setor supermercadista o mesmo é válido, porém o acesso a ofertas descentralizadas, dificuldades de utilização de lista de compras muitas vezes impedem que a relação entre o consumidor e os supermercadistas seja mais próxima. Este trabalho apresenta uma proposta de modelo de negócio para e-commerce voltado para redes de supermercados que visa trazer facilidades ao consumidor e as redes supermercadistas. É apresentada a criação de um app, denominado de "Go Market", que sugere itens de supermercados conforme o uso, centralização de supermercados, além de cestas prontas facilitando a tediosa criação de listas de compras. No início do trabalho é realizada uma revisão bibliográfica em conceitos de indústria 4.0, e-commerce voltado para o Brasil e como tudo é relacionado à aplicação proposta. Ao final são discutidas as dificuldades da introdução deste modelo nas grandes redes de supermercados e a escalabilidade do modelo. A equipe chega a um modelo de negócios viável mas com dificuldade de implementação.