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dc.contributorCamargo, Adalberto Regio dept_BR
dc.contributorConto, Flávia Faccin dept_BR
dc.contributorCavalieri, Gustavopt_BR
dc.contributorKaram, Marcelly Lullezpt_BR
dc.contributorWolff, Mayara Alinept_BR
dc.contributor.advisorPécora Junior, José Eduardo, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia Industrial 4.0pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-09T14:56:17Z
dc.date.available2024-02-09T14:56:17Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/79352
dc.descriptionAutores: Adalberto Regio de Camargo, Flávia Faccin de Conto, Gustavo Cavalieri, Marcelly Lullez Karam, Mayara Aline Wolffpt_BR
dc.descriptionOrientador: Prof. Ph D. Eduardo Pecorapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Engenharia Industrial 4.0.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A utilização de veículos compartilhados consiste em uma alternativa para a modalidade nos grandes centros urbanos, onde o carsharing (do inglês, compartilhamento de veículo) envolve aluguel de automóveis com pagamento fracionado por hora ou dia, sendo que este sistema tem despertado o interesse principalmente no público jovem, com crescente falta de interesse na aquisição de veículo próprio face aos grandes custos de aquisição e manutenção deste tipo de bem. Baseado neste constante crescimento, a proposta deste projeto visa a implementação de um sistema de carsharing como uma solução alternativa para o deslocamento intercampi na UFPR (Universidade Federal do Paraná), atualmente sendo possível através de veículo particular, transporte público e transporte urbano privado. O estudo de caso foi baseado em uma pesquisa online de intenção de uso do carsharing respondida por cerca de 240 pessoas da UFPR, entre eles funcionários, professores e alunos da universidade. A pesquisa teve como principal objetivo identificar se os mesmos utilizariam ou não um serviço de carsharing, quanto estariam dispostos a pagar por esse serviço, quais são os deslocamentos mais comuns, com qual frequência eles ocorrem e, também, como o meio de transporte utilizado atualmente. Após o levantamento inicial de dados através da pesquisa online, foi utilizado o software de simulação Simul8, no qual foi construído um modelo virtual para calcular o tamanho da frota necessária para atender a demanda estimada de deslocamentos mensais via carsharing. Como resultado da pesquisa, foi possível identificar o tamanho da frota inicial que que gerasse uma maior receita para o modelo de negócio com a menor frota possível, buscando reduzir o alto investimento inicial com aquisição de veículos elétricos e construção de eletropostos para recarga dos mesmos. Através da simulação também foi possível identificar a necessidade de um sistema de remanejamento de veículos, tendo em vista que diversos carros estavam ficando ociosos em um único campus, com baixa demanda para deslocamento para outros campi. Como conclusão foi possível notar sobre a possibilidade de fazer a extensão de um programa existente dentro de uma grande montadora, atendendo funcionários, professores e alunos dos diversos campi da UFPR em Curitiba, com possibilidade para aplicação do negócio para demais Universidades e escolas com laboratórios de inovação já existentes (Universidade Positivo e Escola Senai CIC) e Hospital de Clínicas da UFPR, porém com a necessidade de fazer parcerias com empresas da região para absorver os custos com construção dos eletropostos e aquisição/manutenção dos veículos elétricos.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAutomóveis elétricospt_BR
dc.subjectTransportes - Trânsito de passageirospt_BR
dc.subjectCompartilhamentopt_BR
dc.titleProposta de implementação de Carsharing Elétrico Intercampi UFPRpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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