Proposta de implementação de Carsharing Elétrico Intercampi UFPR
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Data
2022Autor
Camargo, Adalberto Regio de
Conto, Flávia Faccin de
Cavalieri, Gustavo
Karam, Marcelly Lullez
Wolff, Mayara Aline
Pécora Junior, José Eduardo, 1976-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia Industrial 4.0
Metadata
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Resumo: A utilização de veículos compartilhados consiste em uma alternativa para a modalidade nos grandes centros urbanos, onde o carsharing (do inglês, compartilhamento de veículo) envolve aluguel de automóveis com pagamento fracionado por hora ou dia, sendo que este sistema tem despertado o interesse principalmente no público jovem, com crescente falta de interesse na aquisição de veículo próprio face aos grandes custos de aquisição e manutenção deste tipo de bem. Baseado neste constante crescimento, a proposta deste projeto visa a implementação de um sistema de carsharing como uma solução alternativa para o deslocamento intercampi na UFPR (Universidade Federal do Paraná), atualmente sendo possível através de veículo particular, transporte público e transporte urbano privado. O estudo de caso foi baseado em uma pesquisa online de intenção de uso do carsharing respondida por cerca de 240 pessoas da UFPR, entre eles funcionários, professores e alunos da universidade. A pesquisa teve como principal objetivo identificar se os mesmos utilizariam ou não um serviço de carsharing, quanto estariam dispostos a pagar por esse serviço, quais são os deslocamentos mais comuns, com qual frequência eles ocorrem e, também, como o meio de transporte utilizado atualmente. Após o levantamento inicial de dados através da pesquisa online, foi utilizado o software de simulação Simul8, no qual foi construído um modelo virtual para calcular o tamanho da frota necessária para atender a demanda estimada de deslocamentos mensais via carsharing. Como resultado da pesquisa, foi possível identificar o tamanho da frota inicial que que gerasse uma maior receita para o modelo de negócio com a menor frota possível, buscando reduzir o alto investimento inicial com aquisição de veículos elétricos e construção de eletropostos para recarga dos mesmos. Através da simulação também foi possível identificar a necessidade de um sistema de remanejamento de veículos, tendo em vista que diversos carros estavam ficando ociosos em um único campus, com baixa demanda para deslocamento para outros campi. Como conclusão foi possível notar sobre a possibilidade de fazer a extensão de um programa existente dentro de uma grande montadora, atendendo funcionários, professores e alunos dos diversos campi da UFPR em Curitiba, com possibilidade para aplicação do negócio para demais Universidades e escolas com laboratórios de inovação já existentes (Universidade Positivo e Escola Senai CIC) e Hospital de Clínicas da UFPR, porém com a necessidade de fazer parcerias com empresas da região para absorver os custos com construção dos eletropostos e aquisição/manutenção dos veículos elétricos.