Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Robson dept_BR
dc.contributor.authorBatista, Lucas Henrique Nunes, 1994-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinarpt_BR
dc.date.accessioned2022-09-27T17:09:24Z
dc.date.available2022-09-27T17:09:24Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/78948
dc.descriptionOrientador: Robson de Oliveirapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em A Questão Social na Perspectiva Interdisciplinarpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Os debates acerca das questões de gênero e sexualidade estão tomando cada vez mais espaço dentro da academia, na mídia, e também dentro do ambiente escolar. As respostas antes dadas para essas questões, advindas da sociedade por vezes de uma sociedade conservadora, e dos discursos baseados no certo e errado já não servem mais para responder aos questionamentos da juventude LGBTQIA+. A partir das análises de algumas pesquisas feitas pelo GGB (Grupo Gay da Bahia) sobre violência contra a população LGBTQIA+ dentro da escola, este trabalho buscou pensar a teoria queer como uma teoria que pode contribuir para se pensar a educação e atuar como uma pedagogia dentro do ambiente escolar. Por questionar os padrões binários de gênero e sexualidade, fazer pensar sobre as identidades, a teoria queer pode contribuir para que a escola se torne um espaço mais democrático e inclusivo. Para isso foram realizadas pesquisas bibliográficas principalmente baseadas em Guacira Lopes Louro e João Silvério Trevisan, que trabalham essas temáticas em suas obras. A partir das leituras e reflexões sobre a teoria queer e sobre os dados de LGBTQIA+fobia presentes na escola na realidade brasileira, buscou-se pensar em uma pedagogia queer, enquanto uma pedagogia que pode contribuir para a diminuição das práticas das violências sofridas por pessoas LGBTQIA+ dentro do ambiente escolarpt_BR
dc.format.extent1 recurso online (39 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectHomossexualidade e educaçãopt_BR
dc.subjectCrianças e sexopt_BR
dc.subjectIdentidade sexual na educaçãopt_BR
dc.titleTeoria queer e a educação : uma pedagogia no âmbito educacionalpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples