dc.contributor.advisor | Oliveira, Robson de | pt_BR |
dc.contributor.author | Batista, Lucas Henrique Nunes, 1994- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-27T17:09:24Z | |
dc.date.available | 2022-09-27T17:09:24Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/78948 | |
dc.description | Orientador: Robson de Oliveira | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em A Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Os debates acerca das questões de gênero e sexualidade estão tomando cada vez mais espaço dentro da academia, na mídia, e também dentro do ambiente escolar. As respostas antes dadas para essas questões, advindas da sociedade por vezes de uma sociedade conservadora, e dos discursos baseados no certo e errado já não servem mais para responder aos questionamentos da juventude LGBTQIA+. A partir das análises de algumas pesquisas feitas pelo GGB (Grupo Gay da Bahia) sobre violência contra a população LGBTQIA+ dentro da escola, este trabalho buscou pensar a teoria queer como uma teoria que pode contribuir para se pensar a educação e atuar como uma pedagogia dentro do ambiente escolar. Por questionar os padrões binários de gênero e sexualidade, fazer pensar sobre as identidades, a teoria queer pode contribuir para que a escola se torne um espaço mais democrático e inclusivo. Para isso foram realizadas pesquisas bibliográficas principalmente baseadas em Guacira Lopes Louro e João Silvério Trevisan, que trabalham essas temáticas em suas obras. A partir das leituras e reflexões sobre a teoria queer e sobre os dados de LGBTQIA+fobia presentes na escola na realidade brasileira, buscou-se pensar em uma pedagogia queer, enquanto uma pedagogia que pode contribuir para a diminuição das práticas das violências sofridas por pessoas LGBTQIA+ dentro do ambiente escolar | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (39 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Homossexualidade e educação | pt_BR |
dc.subject | Crianças e sexo | pt_BR |
dc.subject | Identidade sexual na educação | pt_BR |
dc.title | Teoria queer e a educação : uma pedagogia no âmbito educacional | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |