• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Questão social pela perspectiva interdisciplinar
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Questão social pela perspectiva interdisciplinar
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Teoria queer e a educação : uma pedagogia no âmbito educacional

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - LUCAS HENRIQUE NUNES BATISTA.pdf (758.1Kb)
    Data
    2022
    Autor
    Batista, Lucas Henrique Nunes, 1994-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Os debates acerca das questões de gênero e sexualidade estão tomando cada vez mais espaço dentro da academia, na mídia, e também dentro do ambiente escolar. As respostas antes dadas para essas questões, advindas da sociedade por vezes de uma sociedade conservadora, e dos discursos baseados no certo e errado já não servem mais para responder aos questionamentos da juventude LGBTQIA+. A partir das análises de algumas pesquisas feitas pelo GGB (Grupo Gay da Bahia) sobre violência contra a população LGBTQIA+ dentro da escola, este trabalho buscou pensar a teoria queer como uma teoria que pode contribuir para se pensar a educação e atuar como uma pedagogia dentro do ambiente escolar. Por questionar os padrões binários de gênero e sexualidade, fazer pensar sobre as identidades, a teoria queer pode contribuir para que a escola se torne um espaço mais democrático e inclusivo. Para isso foram realizadas pesquisas bibliográficas principalmente baseadas em Guacira Lopes Louro e João Silvério Trevisan, que trabalham essas temáticas em suas obras. A partir das leituras e reflexões sobre a teoria queer e sobre os dados de LGBTQIA+fobia presentes na escola na realidade brasileira, buscou-se pensar em uma pedagogia queer, enquanto uma pedagogia que pode contribuir para a diminuição das práticas das violências sofridas por pessoas LGBTQIA+ dentro do ambiente escolar
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/78948
    Collections
    • Questão social pela perspectiva interdisciplinar [359]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV