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dc.contributor.advisorAlencastro, Lucia Helena, 1970-pt_BR
dc.contributor.authorNogueira, Lígia Panhozi de Camargo, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinarpt_BR
dc.date.accessioned2022-09-27T14:51:11Z
dc.date.available2022-09-27T14:51:11Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/78935
dc.descriptionOrientadora: Lucia Helena Alencastropt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em A Questão Social na Perspectiva Interdisciplinarpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O trabalho docente é uma profissão que acompanha o processo de ensino e aprendizagem nas transformações constantes da sociedade. A Qualidade de Vida (QV) está relacionada aos fatores que influenciam o dia-a-dia dos indivíduos, referindo-se à satisfação física, psicológica, social e à percepção do indivíduo em relação a sua posição na vida. O objetivo geral do presente estudo é identificar os impactos da atividade de trabalho na QV dos professores da rede pública municipal do ensino básico de Paranaguá, considerando o cenário de pandemia da covid-19. Entre os objetivos específicos destacamos: compreender o contexto histórico de desenvolvimento do trabalho docente; delimitar indicadores de QV na atividade docente; conhecer as condições de trabalho dos docentes do município de Paranaguá e analisar o nível e possíveis formas de manifestação do sofrimento psíquico nos professores da rede municipal do ensino básico de Paranaguá. O estudo é de natureza descritiva, dentro de uma abordagem quantitativa. Para a coleta e análise de dados utilizamos o instrumento QWLQ-bref. Nos resultados, observamos os escores médios insatisfatórios para Físico/Saúde = 52,50% e satisfatório para Psicológico = 63,81%; Pessoal = 72,32; Profissional 60,24% e QVT = 62,22%. Diante dos resultados, devemos levar em conta o período de isolamento social para a prevenção à propagação do vírus SARS-COV-2, causador da covid-19. Com isso, percebemos os impactos na QV das/dos docentes no componente Físico/Saúde, ratificando a necessidade de inclusão de programas voltados à atenção ao estilo de vida saudável e por consequência melhores condições de saúde para o trabalho.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (30 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores - Condições de trabalhopt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - Paranaguá (PR)pt_BR
dc.subjectQualidade de vida no trabalho - Paranápt_BR
dc.subjectSARS-CoV-2pt_BR
dc.titleTrabalho docente e saúde mental : percepção da qualidade de vida de professores da rede pública municipal de Paranaguá-PRpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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