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    Trabalho docente e saúde mental : percepção da qualidade de vida de professores da rede pública municipal de Paranaguá-PR

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    R - E - LIGIA PANHOZI DE CAMARGO NOGUEIRA.pdf (1.132Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Nogueira, Lígia Panhozi de Camargo, 1987-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O trabalho docente é uma profissão que acompanha o processo de ensino e aprendizagem nas transformações constantes da sociedade. A Qualidade de Vida (QV) está relacionada aos fatores que influenciam o dia-a-dia dos indivíduos, referindo-se à satisfação física, psicológica, social e à percepção do indivíduo em relação a sua posição na vida. O objetivo geral do presente estudo é identificar os impactos da atividade de trabalho na QV dos professores da rede pública municipal do ensino básico de Paranaguá, considerando o cenário de pandemia da covid-19. Entre os objetivos específicos destacamos: compreender o contexto histórico de desenvolvimento do trabalho docente; delimitar indicadores de QV na atividade docente; conhecer as condições de trabalho dos docentes do município de Paranaguá e analisar o nível e possíveis formas de manifestação do sofrimento psíquico nos professores da rede municipal do ensino básico de Paranaguá. O estudo é de natureza descritiva, dentro de uma abordagem quantitativa. Para a coleta e análise de dados utilizamos o instrumento QWLQ-bref. Nos resultados, observamos os escores médios insatisfatórios para Físico/Saúde = 52,50% e satisfatório para Psicológico = 63,81%; Pessoal = 72,32; Profissional 60,24% e QVT = 62,22%. Diante dos resultados, devemos levar em conta o período de isolamento social para a prevenção à propagação do vírus SARS-COV-2, causador da covid-19. Com isso, percebemos os impactos na QV das/dos docentes no componente Físico/Saúde, ratificando a necessidade de inclusão de programas voltados à atenção ao estilo de vida saudável e por consequência melhores condições de saúde para o trabalho.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/78935
    Collections
    • Questão social pela perspectiva interdisciplinar [359]

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