| dc.contributor.advisor | Keim, Ernesto Jacob, 1947- | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | pt_BR |
| dc.creator | Teodoro, Cintia Cordeiro Carneiro | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-08-08T14:59:07Z | |
| dc.date.available | 2025-08-08T14:59:07Z | |
| dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/78878 | |
| dc.description | Orientador: Prof. Ernesto Jacob Kleim | pt_BR |
| dc.description | Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo: O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a contribuição do Serviço Social na Educação, principalmente através da atuação do profissional dentro das escolas públicas. Basicamente o objeto de estudo escolhido é o da realidade da escola municipal João Gualberto da Silva, de Educação Infantil e Ensino Fundamental, localizada no município de Guaratuba, Paraná e que atualmente vive uma dinâmica problemática com seus alunos egressos, onde a depredação e os arrombamentos tornaram-se uma constante. A intenção é buscar caminhos para o questionamento: De que forma o assistente social poderia interferir e contribuir para que a atitude desses estudantes egressos seja diferente da que ora se apresenta? Dessa forma pretende promover encaminhamentos frente à atuação profissional do assistente social, tendo por base, uma gestão escolar coletiva, que conduza a comunidade à politização e conscientização das questões que a cercam, assim como, ao engajamento dos sujeitos em ações que fortaleçam a comunidade sobre os aspectos político, social e cultural | pt_BR |
| dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.subject | Serviço social | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Participação do cidadão | pt_BR |
| dc.title | Reflexão da ação do assistente social frente aos conflitos de uma escola pública | pt_BR |
| dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |