Reflexão da ação do assistente social frente aos conflitos de uma escola pública
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Data
2014Autor
Teodoro, Cintia Cordeiro Carneiro
Metadata
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Resumo: O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a contribuição do Serviço Social na Educação, principalmente através da atuação do profissional dentro das escolas públicas. Basicamente o objeto de estudo escolhido é o da realidade da escola municipal João Gualberto da Silva, de Educação Infantil e Ensino Fundamental, localizada no município de Guaratuba, Paraná e que atualmente vive uma dinâmica problemática com seus alunos egressos, onde a depredação e os arrombamentos tornaram-se uma constante. A intenção é buscar caminhos para o questionamento: De que forma o assistente social poderia interferir e contribuir para que a atitude desses estudantes egressos seja diferente da que ora se apresenta? Dessa forma pretende promover encaminhamentos frente à atuação profissional do assistente social, tendo por base, uma gestão escolar coletiva, que conduza a comunidade à politização e conscientização das questões que a cercam, assim como, ao engajamento dos sujeitos em ações que fortaleçam a comunidade sobre os aspectos político, social e cultural