| dc.contributor.advisor | Lopes, Claudemira Vieira Gusmão, 1962- | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis | pt_BR |
| dc.creator | Schultz, João Paulo | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2023-12-18T12:01:15Z | |
| dc.date.available | 2023-12-18T12:01:15Z | |
| dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/78873 | |
| dc.description | Orientadora: Dra. Claudemira Vieira Gusmão Lopes | pt_BR |
| dc.description | Relatório de Projeto de Intervenção (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo: A sociedade é dependente do meio ambiente, pois dele são extraídos os recursos necessários tanto para as nossas satisfações pessoais como para a nossa sobrevivência, por isso é preciso conserválo. Neste contexto, qual o papel da escola na formação de cidadãos críticos, dotados de hábitos e valores em relação às questões ambientais? Para tentar responder a esta indagação, surgiu a proposta de intervenção objetivando a criação de um Grupo Ambiental com alunos do ensino fundamental do Colégio Estadual Jayme Canet, localizado no bairro Xaxim, município de Curitiba - PR. A ideia partiu da necessidade de trabalhar com os educandos os princípios básicos da educação ambiental e de garantir ações que resultem na mudança de hábitos e valores dos alunos em relação ao meio ambiente e seus respectivos espaços de vivência, baseado nos objetivos e implementação da Agenda XXI na escola sob uma perspectiva ambiental. A metodologia usada para a formação do grupo foi: a) reunião com os envolvidos para apresentação do conceito de grupo ambiental e as suas atribuições junto à comunidade escolar; b) abriu-se um período de inscrição a fim de averiguar a quantidade de alunos com pretensão de ingressar no referido grupo; c) foram realizadas reuniões entre os professores responsáveis e alunos envolvidos no projeto para organização estrutural do grupo ambiental (etapa em que foi escolhido o nome do grupo bem como a definição dos membros participantes e suas respectivas atribuições). Todos os encontros do grupo ocorreram em contraturno e foram registrados em atas. Dentre as várias ações ambientais que foram desenvolvidas pelo grupo destacou-se a sensibilização da comunidade escolar para a importância da conservação do ambiente local. Esta intervenção partiu de uma abordagem que tem o educando como agente de transformação em relação ao meio em que vivem | pt_BR |
| dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
| dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
| dc.title | Grupo Ambiental no Colégio Estadual Jayme Canet em Curitiba-PR | pt_BR |
| dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |