Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLopes, Claudemira Vieira Gusmão, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveispt_BR
dc.creatorSchultz, João Paulopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-18T12:01:15Z
dc.date.available2023-12-18T12:01:15Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/78873
dc.descriptionOrientadora: Dra. Claudemira Vieira Gusmão Lopespt_BR
dc.descriptionRelatório de Projeto de Intervenção (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A sociedade é dependente do meio ambiente, pois dele são extraídos os recursos necessários tanto para as nossas satisfações pessoais como para a nossa sobrevivência, por isso é preciso conserválo. Neste contexto, qual o papel da escola na formação de cidadãos críticos, dotados de hábitos e valores em relação às questões ambientais? Para tentar responder a esta indagação, surgiu a proposta de intervenção objetivando a criação de um Grupo Ambiental com alunos do ensino fundamental do Colégio Estadual Jayme Canet, localizado no bairro Xaxim, município de Curitiba - PR. A ideia partiu da necessidade de trabalhar com os educandos os princípios básicos da educação ambiental e de garantir ações que resultem na mudança de hábitos e valores dos alunos em relação ao meio ambiente e seus respectivos espaços de vivência, baseado nos objetivos e implementação da Agenda XXI na escola sob uma perspectiva ambiental. A metodologia usada para a formação do grupo foi: a) reunião com os envolvidos para apresentação do conceito de grupo ambiental e as suas atribuições junto à comunidade escolar; b) abriu-se um período de inscrição a fim de averiguar a quantidade de alunos com pretensão de ingressar no referido grupo; c) foram realizadas reuniões entre os professores responsáveis e alunos envolvidos no projeto para organização estrutural do grupo ambiental (etapa em que foi escolhido o nome do grupo bem como a definição dos membros participantes e suas respectivas atribuições). Todos os encontros do grupo ocorreram em contraturno e foram registrados em atas. Dentre as várias ações ambientais que foram desenvolvidas pelo grupo destacou-se a sensibilização da comunidade escolar para a importância da conservação do ambiente local. Esta intervenção partiu de uma abordagem que tem o educando como agente de transformação em relação ao meio em que vivempt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleGrupo Ambiental no Colégio Estadual Jayme Canet em Curitiba-PRpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples