Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHagemeyer, Regina Cely de Campos, 1950-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorSartori, Claudia Eliane Leonardipt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T15:11:16Z
dc.date.available2024-08-08T15:11:16Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/78863
dc.descriptionOrientador: Profª. Dra. Regina Cely C. Hagemeyerpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 62-65pt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho trata do desenvolvimento da relação teoria prática nas disciplinas e atividades do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná, prevista na atual proposta curricular, implantada em 2009. Propõe-se analisar, a partir de pesquisa com alunos graduandos e professores, até que ponto e de que forma a relação teoria prática se articula à pesquisa, como processo fundamental nessa formação, para preparar os alunos para o exercício da profissão e para atuar nas instituições educacionais. Para tanto, recorreu-se aos referenciais teóricos como Saviani (2008), Pimenta (2002), Santoro Franco (2002). O esclarecimento das questões da educação contemporâneas, relativas ao curso de Pedagogia, foi realizado com base em Costa (2010) e Giroux (1997, 1999). As teorizações de Küenzer (2003, 2005), Estrela (1992), Pimenta (2002), Coelho e Silva (1991) e Gatti (2002) deram suporte aos aspectos teóricos metodológicos relativos à relação teoriae prática articuladas à pesquisa, também considerados na proposta atual. Foram aplicados questionários a um grupo de alunos graduandos e a um grupo de professores, cujos dados levantados demonstraram aspectos do processo de formação dos professores e pedagogos, tanto considerando a atual proposta pedagógica, quanto à necessidade de atender às demandas da função social desses profissionais na sociedade atual.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This work deals with the development of the relationship between theory and practice in the disciplines activities pedagogy course at the Federal University of Paraná, provided the current curriculum proposal, introduced in 2009. Proposes to examine, from research with undergraduate students and teachers, to what extent and how the theory practice relationship is articulated research as a fundamental process in this training to prepare students for the profession and to act in educational institutions. To this end, we resorted to the theoretical frameworks as Saviani (2008), Pimenta (2002), Franco Santoro (2002). The clarification of the contemporary issues relating to education pedagogy course, was based in Costa (2010) and Giroux (1997, 1999). The theories of Küenzer (2003, 2005), Estrela (1992), Pimenta (2002), Coelho and Silva (1991) and Gatti (2002) gave support to the theoretical and methodological aspects of research theory and practice articulated relationship, also considered in current proposal. Questionnaires to a group of undergraduate students and a group of teachers, whose collected data demonstrated aspects of the training of teachers and pedagogues process, considering both the current pedagogical proposal, the need to meet the demands of the social function of these professionals were applied in society current.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPedagogospt_BR
dc.subjectPedagogia - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleCompreensões sobre a relação entre a teoria e prática e o papel da pesquisa na formação de pedagogos e professores da Universidade Federal do Paranápt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples