• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Compreensões sobre a relação entre a teoria e prática e o papel da pesquisa na formação de pedagogos e professores da Universidade Federal do Paraná

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    CLAUDIA ELIANE LEONARDI SARTORI.pdf (687.1Kb)
    Data
    2013
    Autor
    Sartori, Claudia Eliane Leonardi
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho trata do desenvolvimento da relação teoria prática nas disciplinas e atividades do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná, prevista na atual proposta curricular, implantada em 2009. Propõe-se analisar, a partir de pesquisa com alunos graduandos e professores, até que ponto e de que forma a relação teoria prática se articula à pesquisa, como processo fundamental nessa formação, para preparar os alunos para o exercício da profissão e para atuar nas instituições educacionais. Para tanto, recorreu-se aos referenciais teóricos como Saviani (2008), Pimenta (2002), Santoro Franco (2002). O esclarecimento das questões da educação contemporâneas, relativas ao curso de Pedagogia, foi realizado com base em Costa (2010) e Giroux (1997, 1999). As teorizações de Küenzer (2003, 2005), Estrela (1992), Pimenta (2002), Coelho e Silva (1991) e Gatti (2002) deram suporte aos aspectos teóricos metodológicos relativos à relação teoriae prática articuladas à pesquisa, também considerados na proposta atual. Foram aplicados questionários a um grupo de alunos graduandos e a um grupo de professores, cujos dados levantados demonstraram aspectos do processo de formação dos professores e pedagogos, tanto considerando a atual proposta pedagógica, quanto à necessidade de atender às demandas da função social desses profissionais na sociedade atual.
     
    Abstract : This work deals with the development of the relationship between theory and practice in the disciplines activities pedagogy course at the Federal University of Paraná, provided the current curriculum proposal, introduced in 2009. Proposes to examine, from research with undergraduate students and teachers, to what extent and how the theory practice relationship is articulated research as a fundamental process in this training to prepare students for the profession and to act in educational institutions. To this end, we resorted to the theoretical frameworks as Saviani (2008), Pimenta (2002), Franco Santoro (2002). The clarification of the contemporary issues relating to education pedagogy course, was based in Costa (2010) and Giroux (1997, 1999). The theories of Küenzer (2003, 2005), Estrela (1992), Pimenta (2002), Coelho and Silva (1991) and Gatti (2002) gave support to the theoretical and methodological aspects of research theory and practice articulated relationship, also considered in current proposal. Questionnaires to a group of undergraduate students and a group of teachers, whose collected data demonstrated aspects of the training of teachers and pedagogues process, considering both the current pedagogical proposal, the need to meet the demands of the social function of these professionals were applied in society current.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/78863
    Collections
    • Pedagogia [609]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV