dc.contributor.advisor | Welters, Angela, 1970- | pt_BR |
dc.contributor.author | Valentim, Clodoaldo Queiroz, 1979- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-20T18:47:03Z | |
dc.date.available | 2022-09-20T18:47:03Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/78828 | |
dc.description | Orientador: Angela Welters | pt_BR |
dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho teve como objetivo identificar os elementos que fizeram o sistema de transporte coletivo de Curitiba ser referência em serviços públicos e soluções em mobilidade urbana. Investigando a situação da cidade na dinâmica regional, principalmente o nível de integração dos municípios limítrofes, abordando aspectos relacionados ao crescimento populacional e da frota de veículos automotores da região metropolitana. A atuação do poder público no planejamento urbano direcionando a localização das unidades residenciais, comerciais e industriais além de descentralizar serviços públicos, serviu para reduzir as viagens dos habitantes dos bairros para o centro, desafogando uma região crítica. Em conjunto com essas ações, o planejamento do transporte com uma política deliberada de priorização ao transporte público culminou na criação de uma rede integrada, com grandes eixos estruturais servidos por transporte de alta capacidade e terminais dispersos de forma concêntrica, com grande cobertura espacial da cidade. Mas a despeito da reconhecida qualidade, o número de passageiros transportados tem apresentado tendência declinante nos últimos anos, sendo menores que a taxa de crescimento da população. Em contrapartida, é notável o aumento da frota de veículos da cidade e região metropolitana que cresce a taxas muito superiores às verificadas no transporte coletivo, o que evidencia a opção por parte dos habitantes pelo transporte individual em detrimento do coletivo. Situação esta que ocorre em diversas grandes cidades do país, com redução nos indicadores de mobilidade urbana e de passageiros transportados por quilometro. Curitiba também apresentou redução nestes indicadores, mas de maneira mais branda, muito em razão do planejamento urbano e da adoção de uma política de priorização ao transporte coletivo. | pt_BR |
dc.format.extent | 72 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Transportes - Transito de passageiros - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.title | Transporte coletivo e mobilidade urbana : uma análise do modelo curitibano | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação | pt_BR |