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dc.contributor.advisorWelters, Angela, 1970-pt_BR
dc.contributor.authorValentim, Clodoaldo Queiroz, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-09-20T18:47:03Z
dc.date.available2022-09-20T18:47:03Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/78828
dc.descriptionOrientador: Angela Welterspt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho teve como objetivo identificar os elementos que fizeram o sistema de transporte coletivo de Curitiba ser referência em serviços públicos e soluções em mobilidade urbana. Investigando a situação da cidade na dinâmica regional, principalmente o nível de integração dos municípios limítrofes, abordando aspectos relacionados ao crescimento populacional e da frota de veículos automotores da região metropolitana. A atuação do poder público no planejamento urbano direcionando a localização das unidades residenciais, comerciais e industriais além de descentralizar serviços públicos, serviu para reduzir as viagens dos habitantes dos bairros para o centro, desafogando uma região crítica. Em conjunto com essas ações, o planejamento do transporte com uma política deliberada de priorização ao transporte público culminou na criação de uma rede integrada, com grandes eixos estruturais servidos por transporte de alta capacidade e terminais dispersos de forma concêntrica, com grande cobertura espacial da cidade. Mas a despeito da reconhecida qualidade, o número de passageiros transportados tem apresentado tendência declinante nos últimos anos, sendo menores que a taxa de crescimento da população. Em contrapartida, é notável o aumento da frota de veículos da cidade e região metropolitana que cresce a taxas muito superiores às verificadas no transporte coletivo, o que evidencia a opção por parte dos habitantes pelo transporte individual em detrimento do coletivo. Situação esta que ocorre em diversas grandes cidades do país, com redução nos indicadores de mobilidade urbana e de passageiros transportados por quilometro. Curitiba também apresentou redução nestes indicadores, mas de maneira mais branda, muito em razão do planejamento urbano e da adoção de uma política de priorização ao transporte coletivo.pt_BR
dc.format.extent72 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTransportes - Transito de passageiros - Curitiba (PR)pt_BR
dc.titleTransporte coletivo e mobilidade urbana : uma análise do modelo curitibanopt_BR
dc.typeMonografia Graduaçãopt_BR


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