Para um mundo em crise : a poesia como experiência imaginativa na produção de Muriel Rukeyser e Adrienne Rich
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Data
2022Autor
Moreira, Lucianne Christina Fasolo Normândia, 1986-
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Mostrar registro completoResumo
Resumo: O presente trabalho propõe fazer a análise da obra poética de duas poetas estadunidenses bastante prolíficas, Muriel Rukeyser (1913-1980) e Adrienne Rich (1929-2012), a partir da discussão de seus ensaios literários. Infelizmente não suficientemente estudada em seu país de origem e ainda quase desconhecida em nosso país, Rukeyser foi uma poeta de difícil categorização, e que escreveu peças e ensaios além de poemas e foi tradutora de poesia. A recepção crítica de sua obra foi mista: foi elogiada, condenada e relegada ao esquecimento. Sua poesia unia marcas do modernismo a um projeto poético alinhado ao desejo de Whitman pela propagação democrática da poesia, com o fim de estabelecer um lugar de encontro para leitoras e leitores. Seu livro de ensaios, The Life of Poetry, destaca sua concepção da poesia como um processo que envolve poeta e público, um recurso essencial cujo propósito máximo é proporcionar uma experiência imaginativa que prepare o pensamento de leitoras e leitores para reflexões e ações futuras. Já Rich é reconhecida como uma das vozes mais importantes da poesia estadunidense, embora seus ensaios acerca da natureza da poesia ainda recebam menos atenção da crítica. O começo de sua carreira foi a partir da conformidade com o formalismo do New Criticism na década de 1950, utilizado pela poeta como "luvas de amianto" para se proteger de reprimendas e se estabelecer em um meio ainda muito hostil a mulheres que buscassem exercer algum tipo de agência. Com o seu terceiro volume, Snapshots Of A Daughter-In-Law, Rich começava sua transição: desfazendo-se gradualmente da prosódia métrica, experimentando com uma fragmentação formal e abordando experiências femininas como temática clara. A partir de Diving Into The Wreck, de 1974, seu estilo já estava bem consolidado, com o uso do verso livre e abordagem de temáticas relacionadas ao papel sexual feminino na sociedade. Houve uma perceptível mudança de foco na sua poesia de 1986 a 2012, com temáticas centradas em conflitos sociais de forma geral e o próprio uso da linguagem. Essas preocupações se refletem nos seus ensaios sobre poesia, a maioria destes publicados da década de 1990 em diante. Como Rukeyser, Rich também assinalava a importância da poesia como um recurso essencial que leva à formulação de perguntas que indicam possibilidades futuras. Partindo de uma discussão do lugar social da poesia e ensaios selecionados, o objetivo deste trabalho é demonstrar como as definições de poesia e experiência imaginativa presentes nos ensaios de Rukeyser e Rich se encarnam em sua obra poética. Abstract: The purpose of the present study is to present an analysis of the poetic oevre of Muriel Rukeyser (1913-1980) and Adrienne Rich (1929-2012) through the discussion of the literary essays written by these two very prolific American poets. Rukeyser, who is sadly the focus of few studies in her home country and still barely known in ours, was a poet who defied categorization, and who wrote plays and essays besides poems and published translations of poetry. The critical reception of her works was mixed: she was praised, condemned, and pushed into oblivion. Her poetry fused aspects of Modernism to a poetic project akin to Whitman's desire for the democratic propagation of poetry, with the purpose to establish a meeting-place for readers. The Life of Poetry, Rukeyser's book of essays, highlights her definition of poetry as a process that involves the poet and the audience, and as an essential resource that has the ultimate purpose of offering an imaginative experience that prepares readers for thought, leading to further reflections and future actions. Rich is acknowledged as one of the main voices of American poetry. She began her career notably in conformance to the formalism of the 1950's, which she used as "asbestos gloves" to protect herself from reproach and establish herself as a poet in a medium still very hostile to women who sought any kind of agency. Rich's third book, Snapshots Of A Daughter-In-Law, marks her transition in style, in which she gradually abandoned the use of metric prosody, experimented with formal fragmentation, and clearly chose female experiences as a main theme. As 1974's Diving Into The Wreck was published, her new style had alrealdy been well set, with features such as the use of free verse and themes related to the female sexual role in society. There was a noticeable shift in focus in her poetry from 1986 to 2012, as the main themes were now centered in broader social conflicts and the very use of language. Such concerns were reflected on her literary essays, for the majority was published from the 1990's onwards. Much like Rukeyser, Rich stressed the importance of poetry as an essential resource which leads readers to make questions that signal future possibilities. Based on a theoretical discussion of the social place of poetry and a few selected essays on the subject, the main objective of this study is to demonstrate how the definitions of poetry and imaginative experience in the essays of Rukeyser and Rich are embodied in their poetic works.
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- Teses [214]