A utilização do UCAA (um computador por aluno em Araucária/PR) na sala de aula
Resumo
Resumo : O presente trabalho de conclusão de curso traz como problemática a utilização da tecnologia do projeto UCAA (um computador por aluno em Araucária/PR) nas salas de aulas. O uso e a sua natureza, bem como as dificuldades encontradas em relação ao objeto tecnológico serão importantes eixos deste trabalho de pesquisa. Para tal investigação, partiu-se de uma realidade escolar e das opiniões de seus professores acerca dessa tecnologia. Neste percurso, é feito uma apresentação sobre o objeto tecnológico do UCAA; um estudo sobre as relações das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) com o ensino, questões de aprendizagem, construção do conhecimento e interatividade; uma reflexão sobre a formação e prática docente; apresentação de um contexto de escola e análise do entendimento dos professores em relação à tecnologia na educação, suas elucidações sobre o objeto tecnológico. As reflexões dos professores somam com o intuito de entender a realidade de uma escola em que está inserido o projeto UCAA e os seus usos. Abstract : This work brings course completion as problematic the use of the UCAA project (one computer per student in Araucaria/PR) technology in classrooms . The use and nature as well as the difficulties encountered in relation to the technological object are important axes of this research. For this investigation, broke a school reality and the opinions of his teachers about this technology. This route is made a presentation on the technological object UCAA, a study on the relationship of ICT (Information and Communication) with teaching, learning issues, knowledge building and interactivity, a reflection on the training and teaching practice, presentation of a school context and analysis of the understanding of teachers in relation to technology in education, their clarifications on the technological object. The teachers' reflections add up in order to understand the reality of a school where the UCAA project and its uses is inserted.
Collections
- Pedagogia [622]