dc.contributor | Witasiak, Karina de Lima | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Pivovar, Altair, 1960- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Silveira, Berenice | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T16:22:41Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T16:22:41Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/78514 | |
dc.description | Orientador: Prof. Altair Pivovar | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 20-21 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Tanto ouvimos e pronunciamos a palavra "leitura", que ela se tornou tão familiar quanto um irmão ou irmã com quem convivemos durante muitos anos. Recebemos sua significação tão espontaneamente que não nos preocupamos em precisar o seu sentido. Em suma, todos "sabemos" o que significar ler. No entanto, porque deixamos de pensar no sentido de um termo, podemos acabar desenvolvendo uma noção equivocada acerca dele. É o que estamos postulando como pressuposto desta pesquisa: o termo leitura tornou-se tão difundido que acabou se tornando difuso. Todos trabalham com uma noção intuitiva e vaga de leitura, e são poucos os que conseguem formalizar essa ideia por meio da linguagem verbal. Este estudo se propõe a fazer uma reflexão sobre o conceito de leitura trabalhado na escola, e de que modo isso estaria interferindo no processo de ensino-aprendizagem. Para atingir tal fim, aplicamos um questionário com professores de escolas da rede pública, inquirindo-os sobre o conceito de leitura com que desenvolvem suas atividades docentes. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem - Livros e leitura | pt_BR |
dc.subject | Leitura - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Representações da leitura no discurso e na prática docente | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |