A educação ambiental na educação infantil : análise de uma experiência formativa no âmbito da extensão universitária
Resumo
Resumo : O tema desta pesquisa surgiu da articulação entre a vivência de três bolsistas e uma professora em um Projeto de Extensão Universitária intitulado "A Práxis da Educação Ambiental em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Curitiba, PR" e das indagações sobre a pouca e recente produção científica no que se refere à temática da Educação Ambiental na Educação Infantil. Dentro desta proposta, quatro eixos temáticos foram definidos: reação dos alunos; metodologia utilizada; importância do tema; e avaliação da experiência. Com metodologia qualitativa, as participantes foram entrevistadas e suas falas analisadas com base na hermenêutica. Nos resultados, foi possível perceber, segundo o relato das entrevistadas, que o projeto teve impactos positivos, sendo bem recebido pelos alunos e professoras do CMEI. A metodologia empregada no desenvolvimento das atividades do projeto foi considerada adequada à faixa etária das crianças e extremamente relevante nos dias atuais, pois a Educação Ambiental trata de importantes questões contemporâneas. Além disso, os dados demonstram que o projeto teve grande influência na vida profissional e pessoal das envolvidas. Abstract : The theme of this research came from the relationship between the experience of three scholars and a teacher in a University Extension Project entitled "The Praxis of Environmental Education in a Municipal Center of Early Childhood Education (CMEI) in Curitiba, PR" and the inquiries into the little and recent scientific literature regarding the subject of Environmental Education in Early Childhood Education. Within this proposal, four focal point issues were defined: students' reaction; methodology; importance of the theme; and evaluation of the experience. With qualitative methodology, participants were interviewed and their statements were analyzed based on hermeneutical. In the results, it was possible to realize, according to the reports of the interviewees, that the project had positive impacts, being well received by students and teachers from the CMEI. The methodology applied in the development of project activities was considered appropriate to the age of children and highly relevant today, as the Environmental Education comes to important contemporary issues. Furthermore, the data demonstrate that the project had great influence on professional and personal lives of those involved.
Collections
- Pedagogia [560]
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Planejamento orçamentário e os recursos para a educação : um estudo sobre as leis de diretrizes orçamentárias (LDOS) dos municípios do primeiro anel metropolitano de Curitiba
Quirino, Simony Rafaeli, 1986- (2012)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento oferecido ao tema da educação nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) dos municípios que compreendem o primeiro anel metropolitano de Curitiba, nos ... -
Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito
Salgado, Andressa Mattos (2012)Resumo: Tendo como objetivo conhecer a percepção dos professores frente à inclusão escolar das crianças autistas, psicóticas ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento (T.G.D). Assim, esta pesquisa se propôs a investigar ... -
O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba
Bruno, Dhaiene de Jesus dos Reis, 1984- (2020)Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de investigação o direito à Educação Infantil e as condições de qualidade em que este direito tem sido ofertado pela administração pública municipal. O objeto da pesquisa se ...