• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A educação ambiental na educação infantil : análise de uma experiência formativa no âmbito da extensão universitária

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    ANDREA MACEDONIO DE CARVALHO.pdf (428.3Kb)
    Data
    2013
    Autor
    Carvalho, Andréa Macedônio de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O tema desta pesquisa surgiu da articulação entre a vivência de três bolsistas e uma professora em um Projeto de Extensão Universitária intitulado "A Práxis da Educação Ambiental em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Curitiba, PR" e das indagações sobre a pouca e recente produção científica no que se refere à temática da Educação Ambiental na Educação Infantil. Dentro desta proposta, quatro eixos temáticos foram definidos: reação dos alunos; metodologia utilizada; importância do tema; e avaliação da experiência. Com metodologia qualitativa, as participantes foram entrevistadas e suas falas analisadas com base na hermenêutica. Nos resultados, foi possível perceber, segundo o relato das entrevistadas, que o projeto teve impactos positivos, sendo bem recebido pelos alunos e professoras do CMEI. A metodologia empregada no desenvolvimento das atividades do projeto foi considerada adequada à faixa etária das crianças e extremamente relevante nos dias atuais, pois a Educação Ambiental trata de importantes questões contemporâneas. Além disso, os dados demonstram que o projeto teve grande influência na vida profissional e pessoal das envolvidas.
     
    Abstract : The theme of this research came from the relationship between the experience of three scholars and a teacher in a University Extension Project entitled "The Praxis of Environmental Education in a Municipal Center of Early Childhood Education (CMEI) in Curitiba, PR" and the inquiries into the little and recent scientific literature regarding the subject of Environmental Education in Early Childhood Education. Within this proposal, four focal point issues were defined: students' reaction; methodology; importance of the theme; and evaluation of the experience. With qualitative methodology, participants were interviewed and their statements were analyzed based on hermeneutical. In the results, it was possible to realize, according to the reports of the interviewees, that the project had positive impacts, being well received by students and teachers from the CMEI. The methodology applied in the development of project activities was considered appropriate to the age of children and highly relevant today, as the Environmental Education comes to important contemporary issues. Furthermore, the data demonstrate that the project had great influence on professional and personal lives of those involved.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/78511
    Collections
    • Pedagogia [609]

    Itens relacionados

    Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

    • Planejamento orçamentário e os recursos para a educação : um estudo sobre as leis de diretrizes orçamentárias (LDOS) dos municípios do primeiro anel metropolitano de Curitiba 

      Quirino, Simony Rafaeli, 1986- (2012)
      Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento oferecido ao tema da educação nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) dos municípios que compreendem o primeiro anel metropolitano de Curitiba, nos ...
    • Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito 

      Salgado, Andressa Mattos (2012)
      Resumo: Tendo como objetivo conhecer a percepção dos professores frente à inclusão escolar das crianças autistas, psicóticas ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento (T.G.D). Assim, esta pesquisa se propôs a investigar ...
    • O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba 

      Bruno, Dhaiene de Jesus dos Reis, 1984- (2020)
      Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de investigação o direito à Educação Infantil e as condições de qualidade em que este direito tem sido ofertado pela administração pública municipal. O objeto da pesquisa se ...

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV