Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCampos, Marília Andrade Torales, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorCarvalho, Andréa Macedônio dept_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T15:39:01Z
dc.date.available2024-08-08T15:39:01Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/78511
dc.descriptionOrientador: Professora Drª Marília A. Torales Campospt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 45-48pt_BR
dc.description.abstractResumo : O tema desta pesquisa surgiu da articulação entre a vivência de três bolsistas e uma professora em um Projeto de Extensão Universitária intitulado "A Práxis da Educação Ambiental em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Curitiba, PR" e das indagações sobre a pouca e recente produção científica no que se refere à temática da Educação Ambiental na Educação Infantil. Dentro desta proposta, quatro eixos temáticos foram definidos: reação dos alunos; metodologia utilizada; importância do tema; e avaliação da experiência. Com metodologia qualitativa, as participantes foram entrevistadas e suas falas analisadas com base na hermenêutica. Nos resultados, foi possível perceber, segundo o relato das entrevistadas, que o projeto teve impactos positivos, sendo bem recebido pelos alunos e professoras do CMEI. A metodologia empregada no desenvolvimento das atividades do projeto foi considerada adequada à faixa etária das crianças e extremamente relevante nos dias atuais, pois a Educação Ambiental trata de importantes questões contemporâneas. Além disso, os dados demonstram que o projeto teve grande influência na vida profissional e pessoal das envolvidas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The theme of this research came from the relationship between the experience of three scholars and a teacher in a University Extension Project entitled "The Praxis of Environmental Education in a Municipal Center of Early Childhood Education (CMEI) in Curitiba, PR" and the inquiries into the little and recent scientific literature regarding the subject of Environmental Education in Early Childhood Education. Within this proposal, four focal point issues were defined: students' reaction; methodology; importance of the theme; and evaluation of the experience. With qualitative methodology, participants were interviewed and their statements were analyzed based on hermeneutical. In the results, it was possible to realize, according to the reports of the interviewees, that the project had positive impacts, being well received by students and teachers from the CMEI. The methodology applied in the development of project activities was considered appropriate to the age of children and highly relevant today, as the Environmental Education comes to important contemporary issues. Furthermore, the data demonstrate that the project had great influence on professional and personal lives of those involved.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação ambiental - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.titleA educação ambiental na educação infantil : análise de uma experiência formativa no âmbito da extensão universitáriapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples