dc.contributor.advisor | Schwendler, Sonia Fátima, 1967- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Velho , Amanda Cássia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T15:49:47Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T15:49:47Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/78508 | |
dc.description | Orientador: Dra. Sônia Fátima Schwendler | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 38-39 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho tem como objetivo examinar a importância do processo de letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA) tendo por referência uma escola do Município de Curitiba pertencente a regional do Boqueirão. A pesquisa empírica foi realizada entre os meses de fevereiro e setembro do ano de 2013. Durante este período, além da observação, foram realizadas entrevistas com educandos, educadores e direção para levantar o perfil da escola, dos educandos e da importância do processo de letramento para ambos. Nesse intuito, buscou-se compreender como vem sendo configurado o processo de letramento a partir do projeto político pedagógico da escola na EJA; e quais são as implicações para a aprendizagem e o desenvolvimento dos educandos. O trabalho traz um breve panorama dos estudos sobre o letramento, buscando compreender como se dá esse processo com a contribuição de autores como Paulo Freire e Magda Soares. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação de adultos - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.title | A importância do processo de letramento na educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |