Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGasparotto, Guilherme da Silva, 1984-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Cielle Amanda de Sousa ept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensinopt_BR
dc.date.accessioned2022-10-19T18:10:25Z
dc.date.available2022-10-19T18:10:25Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/78504
dc.descriptionOrientador: Profº Dr.: Guilherme da Silva Gasparottopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 24/06/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo teve como objetivo verificar possíveis alterações na memória e atenção de escolares de 07 e 08 anos por meio da prática das danças urbanas como conteúdo curricular. A pesquisa teve desenho caracterizado como do tipo experimental, com enfoque quantitativo e corte longitudinal. A amostra final foi composta por 65 escolares do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, com idade entre 7 e 8 anos, divididos em grupo intervenção (G1 - N=40) e grupo controle (G0 - N=25) semelhantes quanto ao sexo, nível socioeconômico e nível de atividade física e com leve discrepância quanto a idade (G1 = 7,4/G0 = 7,8), que foram submetidos a 2 testes de habilidades cognitivas (Jogo das Cartas Mágicas - JCM e Teste de Stroop), além de 1 questionário socioeconômico (Critério Brasil 2020) e 1 questionário de nível de atividade física (Physical Activity Checklist Interview - PACI). O pré e o pós-teste foram realizados com um intervalo de 6 semanas, quando o grupo intervenção realizou 2 aulas de danças urbanas por semana, com 45 minutos de duração cada. Importantes resultados foram encontrados na comparação inter e intragrupos, onde na fase de maior dificuldade do JCM, o grupo controle atingiu no pré e pós-teste, respectivamente, uma média no número de acertos de 19,9 (DP = 1,98) e 19,2 (DP = 2,33). Já o grupo intervenção apresentou, respectivamente, o resultado de 19,4 (DP = 2,47) e 21,5 (DP = 2,50), indicando aumento significativo (p<0,05). Com relação ao estado de atenção do avaliado no momento da avaliação, percebeu-se aumento de desatentos no grupo controle e um aumento de atentos no grupo intervenção (p<0,05). No Teste de Stroop, na fase congruente e incongruente, respectivamente, o grupo controle aumentou seu tempo de resposta em 0,02 e 0,04 segundos, enquanto o grupo intervenção diminuiu o tempo em 0,09 e 0,20 segundos. Foi possível identificar melhoras relevantes na memória e atenção do grupo que recebeu a intervenção durante a realização da pesquisa e, com isso, espera-se despertar a vontade dos professores do ensino básico de conhecer e propiciar a prática das danças urbanas dentro das escolas para seus alunos, bem como fomentar possíveis avanços científicos sobre o tema.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The current study's goal was to verify possible memory and attention alterations of schoolchildren from 07 to 08 years old throughout the practice of urban dances as curricular content. The research was characterized as experimental, with a quantitative focus and longitudinal section. The final sample was composed by 65 students from the 1st to the 3rd year of elementary school, with ages between 7 and 8 years old, divided in group intervention (G1 - N=40) and group control (G0 - N=25) similar in terms of sex, socioeconomic status and level of physical activity and with slight discrepancy in age (G1 = 7,4/G0 = 7,8), that were submitted to 2 cognitive ability tests (Jogo das Cartas Mágicas - JCM and Stroop test) in addition to 1 socioeconomic questionary (Critério Brasil 2020) and 1 physical activity level questionary (Physical Activity Checklist Interview - PACI). The pre- and post-test were carried out with a interval of 6 weeks, when the intervention group held 2 urban dance classes per week, with 45 minutes each. Important results were found Important results were found in the interand intragroup comparison, where in the phase of greatest difficulty of the MCG, the control group reached in the pre- and post-test, respectively, an average in the number of correct answers of 19.9 (SD = 1.98) and 19.2 (SD = 2.33). The intervention group presented, respectively, the result of 19.4 (SD = 2.47) and 21.5 (SD = 2.50), indicating a significant increase (p<0.05). Regarding the state of attention of the evaluated at the time of evaluation, there was an increase of inattentive students in the control group and an increase of attentive students in the intervention group (p<0.05). In the Stroop Test, in the congruent and incongruous phases, respectively, the control group increased its response time by 0.02 and 0.04 seconds, while the intervention group decreased the time by 0.09 and 0.20 seconds. It was possible to identify relevant improvements in the memory and attention of the group that received the intervention during the research and, therefore, it is expected to awaken the desire of elementary school teachers to know and provide the practice of urban dances within schools for their students, as well as to foster possible scientific advances on the subject.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDança na escolapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectDesempenho nas criançaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titlePrática das danças urbanas em contexto escolar : memória e atenção de escolares de 07 e 08 anospt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples