Fatores de sucesso de novos produtos na indústria brasileira de eletro-eletrônicos
Resumo
Resumo: O objetivo central desta pesquisa e analisar os principais fatores de sucesso de novos produtos na indústria brasileira de eletro-eletrônicos. Este estudo fundamenta-se em um modelo teórico desenvolvido na literatura estrangeira, a partir do qual dez hipóteses foram testadas, tendo como base de dados 72 questionários estruturados, aplicados no período de 15/10/98 a 15/02/99, a gerentes ou diretores de projetos de desenvolvimento de novos produtos. O modelo foi testado utilizando um método estatístico não-paramétrico, com a utilização de dados sobre projetos de novos produtos desenvolvidos e comercializados por empresas brasileiras do setor de eletro-eletrônicos nos últimos quatro anos. Os resultados apresentados no estudo, sugerem que o sucesso de novos produtos esta diretamente associado ao grau de inovação da organização e a vantagem competitiva do produto. Importantes relações indiretas também foram identificadas, entre elas, o grau de integração multifuncional, a sinergia técnica e de marketing da organização, a proficiência de execução de atividades técnicas e de marketing no desenvolvimento de novos produtos da organização e o grau de competição no ambiente externo. A integração multifuncional e a vantagem competitiva do produto são dois fatores chave de sucesso para novos produtos no setor pesquisado. Implicações teóricas e praticas destes resultados, assim como sugestões de pesquisa, também são apresentados. Abstract: The main objective of this research is to analyze new product success factors in the Brazilian electronic industry. This study was based on a theoretical model developed in the foreign literature, from which ten hypothesis were drawn. Structured questionnaires were applied to new product development managers/directors of this industry, during the period from 15/10/98 to 15/02/99. The model was tested using data collected on 72 new products developed and commercialized by Brazilian electronic firms in the past four years. Our results suggest that new product success is directly associated with the level of firm innovation and new product competitive advantage. Other important indirect relations were also identified, such as, the level of cross-functional integration, marketing and technical synergy, and marketing and technical proficiency of development activities and the level of market competitiveness. Cross-functional integration and product competitive advantage are two key new products success factors. Research and managerial implication of results and future research suggestions are also presented.
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