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dc.contributor.advisorSampaio, Armando Vaz, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.creatorFreitas, Vitor Carlos de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-17T12:05:23Z
dc.date.available2024-07-17T12:05:23Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/78368
dc.descriptionOrientador: Armando Vaz Sampaiopt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O mercado de cervejas constitui um importante segmento da economia industrial brasileira, sobretudo considerando todo o desenvolvimento pelo qual, este setor em especial, passou durante o final do século XX, desempenhando um importante papel sobre o bem estar socioeconômico. Na realidade, desde o início do século XX, a economia brasileira está diretamente ligada ao mercado de cervejas, assim como a evolução da participação deste segmento na economia. Apesar disso, somente no final da década de 90 é que o mercado cervejeiro alçou à atenção de toda a sociedade frente a notícia de que as duas maiores empresas do mercado brasileiro – Brahma e Antarctica, iriam se fundir para formar uma gigante nacional do ramo – a Companhia de Bebidas das Américas (AmBev), com a finalidade de competir com empresas estrangeiras, em âmbito global. Este anúncio fez com que a sociedade, o Estado e as demais empresas concorrentes temessem pelo poder de mercado da companhia e pela concentração industrial surgida, em prejuízo da competitividade, do próprio bem estar social e dos consumidores. Inicialmente, o Estado suspendeu à medida que originava a AmBev; porém, ao final acabou cedendo e permitiu a criação da companhia. Para compreender a criação desta empresa, é necessária uma análise da teoria econômica e de seus elementos, bem como da importância das operações de fusões e aquisições (F&As) no desenvolvimento das empresas e nos impactos trazidos por tais operações. Com efeito, o objetivo do presente trabalho é analisar estas questões, cujo enfoque será estudar o mercado de cervejas no Brasil antes da criação da AmBev e especialmente após a realização da fusão, inclusive o seu impacto neste mercado.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCerveja - Indústriapt_BR
dc.subjectEmpresas - Fusão e incorporaçãopt_BR
dc.titleO mercado cervejeiro no Brasil e a fusão que gerou a AMBEVpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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