Contexto de referência, esquema interpretativo e posicionamento estratégico : um estudo nas empresas produtoras de derivados da mandioca da região de Paranavaí
Resumo
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido a partir da concepção das mudanças ambientais que têm ocorrido atualmente e que têm influenciado o desenvolvimento e o crescimento das organizações. Tais mudanças influenciam diretamente as organizações de todos os segmentos e portes. A complexidade do ambiente em que se inserem as organizações pode ser notada pela globalização de mercados, tecnologia, velocidade da informação, alto índice de concorrência e busca da satisfação de clientes, expondo-as a um turbulento contexto ambiental. Essa complexidade, embora relativa, está presente tanto em mercados com características regionais quanto em mercados globalizados e em qualquer segmento. A abertura comercial brasileira, a implantação de uma nova moeda a partir de 1994 e a desvalorização cambial de 1999, assim como a competitividade acirrada dos mercados, permitem demonstrar a complexidade do ambiente em que as organizações estão atuando. Desse modo, toma-se importante entender como os dirigentes das empresas produtoras de amido e farinha tentam dar-lhes orientação específica, tendo em vista que elas compõem a dinâmica das economias, pois contribuem para impulsionar um segmento de mercado no ramo de alimentos, além de gerarem oportunidades e proporcionarem empregos. Assim, reputa-se importante o papel dessas organizações para a economia nacional e, portanto este trabalho orienta-se para a busca de explicações sobre as escolhas e as ações estratégicas que considerem a influência fundamental das ideias de seus dirigentes no destino delas. Tenciona-se demonstrar que a posição competitiva dessas empresas depende da interpretação que seu dirigente tem do ambiente no qual ela está inserta. Assim, são consideradas as pressões ambientais competitivas exercidas no contexto técnico, ou seja, pressões no sentido de desempenho e produtividade e pelo institucional, tendo em vista a necessidade de conformidade a padrões que são estabelecidos pela sociedade. Além disso, são analisados os esquemas interpretativos dos dirigentes, visando ajudar a explicar por que as organizações, diante de pressões ambientais semelhantes, atuam de formas diferentes. Dessa forma, foram selecionadas empresas produtoras de derivados de mandioca - amido e farinha - da região de Paranavaí-PR de maneira que o comportamento destas plantas industriais no período de 1998 a 2001 pudesse ser verificado, em termos de posicionamento estratégico. O estudo é de natureza descritivo-quantitativa, uma vez que se utiliza da quantificação na coleta e no tratamento de dados. Finalmente, as organizações destes segmentos foram agrupadas de acordo com as semelhanças encontradas no que se refere ao posicionamento estratégico e ao contexto ambiental de referência - aquele pelo qual as empresas guiam suas ações e por meio do qual orientam suas estratégias competitivas. A análise de agrupamento realizada permite reduzir a variação das características dentro do grupo, de modo que foi possível reunir as organizações com posicionamento estratégico e esquemas interpretativos semelhantes e verificar as principais diferenças entre os grupos encontrados. Abstract: The present work was written based on recent socio-economics environmental changes and how it has influenced the development and the growth of business organizations. These changes have directly influenced business organizations of all sizes and its segments. The socio-economics environmental complexity that the business organizations face and be affected such as: globalization, technology, information speed, the high level of global competition and the continuous search to , satisfy the customers, have placed the business organizations in a turbulent environmental context. This complexity, however relative, is presented as well in the regional markets as well as in the global markets and all its segments. The fact that the Brazilian Market economy has become more open, the implementation of a new currency after 1994 and the 1999 Real exchange currency devaluation, also the increase of market competitiveness, allows it to show the environmental complexity the organizations are operating. This way, makes it important to understand how the management of companies that produce tapioca’s amide and flours trying to provide specific orientations, that is in view that these companies are part of the economies dynamic, as they contribute to impulse one market segment in the food field, and also generating opportunities and providing jobs. So, it is considered important the role of these business organizations for the national economy and in conclusion this work has the objective to search for explanations about the choices and strategic actions that were taking into consideration to support and influence the management ideas in the companies’ destiny. Has also the intention to demonstrate that a company market competitive position depends upon the management interpretation of the environment in which the companies are operating. Thus, it is considered the environmental competitive pressure exercised in the technical context, in other words, pressure to improve efficiency and productivity, and in the institutional side, the requirements to conform to new standards established by the society. Furthermore, are analyzed the management interpretations schemes, with the objective to help explain why the business organizations, in face of same environmental pressures, reacted in different ways. For that reason, companies were selected that produce yucca and derivates, such as tapioca - amide and flours, in the Paranavai-PR region, so that business practices of these industrial plants throughout the period of 1998 and 2001 could be verified, in relation to the management strategic position. The study is in a quantitative-descriptive nature, as it uses the quantification in the collection and data treatment. Finally, this segment of business organizations were grouped in agreement with similarities found in relation to the strategic position taken in the environmental context of reference - those related to what companies taking into consideration to direct their actions and what they direct their competitive strategies. The grouping analyze done allows a reduction of the characteristic variation inside the group, so that was possible to put together the organizations with strategic position and similar interpretative schemes and verify the main differences among the identified groups.
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