Mudanças no padrão de concorrência da indústria de refrigerantes brasileira entre 1990 e 2005
Resumo
Resumo: O padrão de concorrência da indústria de refrigerantes passou por mudanças apartir da década de 1990. A indústria que no começo dos anos 1990 era concentrada na mão de poucos fabricantes, aproximadamente 50, viu esse número saltar para mais de 700 no fim do ano de 2005. A entrada desses novos concorrentes se deu basicamente a dois fatores. O primeiro foi a introdução da Garrafa PET como embalagem padrão para os refrigerantes, essa embalagem levou a redução de diversas barreiras que beneficiavam os grandes produtores de refrigerantes, como custos altos de logística, investimentos iniciais maiores, fidelização dos clientes, devido as embalagens de vidro, que oneravam o cliente quando este decidia consumir um produto de outra marca. O segundo fator foi a expansão do consumo, devido à estabilidade econômica trazida pelo Plano Real. Com a economia estabilizada e o conseqüente maior poder de compra das classes baixas, o consumo de refrigerantes aumentou no Brasil, permitindo a entrada de mais empresas. Portanto, com um mercado em expansão, custos menores e barreiras à entrada mais brandas, novas empresas puderam ingressar no mercado. A concorrência na indústria de refrigerantes se tornou mais dinâmica, de forma que o preço do refrigerante no Brasil ficou estável, apesar da inflação, novos produtos e sabores foram introduzidos no mercado, buscando a diferenciação de produtos, e ocorreram inovações técnicas na forma de produzir e comercializar o produto.
Collections
- Ciências Econômicas [2145]