O ensino de circuitos elétricos para deficientes visuais
Visualizar/ Abrir
Data
2020Autor
Barbosa, Nayara Talia Barros, 1996-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : O estudo apresenta uma proposta de ensino de circuitos elétricos com o auxílio de materiais adaptados, como a construção de um multiplano onde é possível resolver exercícios numéricos de Física e materiais em alto - relevo para que o aluno possa sentir como é um circuito elétrico, obtendo assim uma aprendizagem significativa. O estudo foi realizado em duas etapas, sendo desenvolvido em março de 2020. Na primeira etapa foi a aplicação de um pré - teste para saber quais são os conhecimentos prévios do deficiente visual. Em seguida foi explanado como seriam as aulas, tendo nesta primeira aula exercícios onde o deficiente visual segurava em suas mãos os desenhos dos circuitos em alto - relevo e do lado o multiplano para que assim ele conseguisse realizar as atividades propostas. A segunda etapa contou com um pós - teste, algumas resoluções de exercícios e também algumas perguntas pessoais. Os resultados obtidos foram muito significativos, pois os materiais foram fundamentais para que ocorresse a aprendizagem.