dc.contributor.advisor | Luz, Araci Asinelli da, 1948- | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, Tatiane Delurdes de, 1992- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-26T17:14:23Z | |
dc.date.available | 2022-08-26T17:14:23Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/78123 | |
dc.description | Orientadora: Profª. Drª. Araci Asinelli-Luz | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 31/05/2022 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente estudo defende e sensibiliza a Tese de que a Educação Preventiva Integral mobiliza/possibilita práticas preventivas em contextos familiares, escolares, profissionais e comunitários, visto que se tornam agentes multiplicadores. Para esta compreensão, analisou-se as ações de participantes de uma Disciplina Projeto de Extensão (período de 2013 a 2016) relativa à Educação Preventiva Integral no contexto do abuso de drogas após sua conclusão. Identificou-se suas expectativas e intencionalidades para a temática, assim como a representação de prevenção do abuso de drogas em 18 participantes e sua atuação após. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de alcance exploratório. Como encaminhamentos metodológicos, utilizou-se a Teoria Fundamentada nos Dados de Charmaz (2009), para elucidar o processo da pesquisa e a análise dos dados. A geração de dados ocorreu com o estudo questionários online, diários de bordo e a Revisão Sistemática Integrativa, sendo duas etapas de codificação (inicial e focalizada), bem como da elaboração de memorandos e manuscritos. A geração dos dados evidenciou a importância do tripé educador, educando e metodologia, na qual precisam estar em sintonia nos processos de educação escolar, social, popular e comunitárias. Reforça-se que as ações pedagógicas conscientes permitem a compreensão do sujeito ativo em sua integralidade, estando o educador e o educando abertos a ensinar e a aprender. Há o reforço da liberdade ao diálogo, de despir-se dos pré-conceitos e julgamentos e mergulhar nos conflitos e potencialidades humanas, assim como a construção de uma rede de apoio entre família, escola, poder público e comunidade como um todo. Sensibilizar-se a uma real prática de Educação Preventiva Integral. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The present study defends and raises awareness that Integral Preventive Education mobilizes/enables preventive practices in family, school, professional and community contexts, as they become multiplying agents. For this participants, decision-making after a Discipline Extension Project (period 2013 to 2016) Comprehensive Prevention Education in the context of abuse of its intent. Expectations and intentions were identified for the thematic action, as well as the representation of drug abuse prevention in 18 participants and their after. This is a qualitative research, with an exploratory scope. As methodological guidelines, Charmaz's (2009) Grounded Theory was used to elucidate the research process and data analysis. Generation of generated data, with the study of two online, logbooks and the Systematic Integrative Review, being decoding steps (initial), as well as the elaboration of memos and manuscripts. The generation of data highlights the importance of the tripod educator, educating and education of data, in which it needs to be in tune in the school, social, popular and community processes. It is emphasized that the conscious pedagogical actions allowed the understanding of the active subject in its entirety, with the educator and the educator being open to teaching and learning. There is a reinforcement of the freedom to dialogue, as well as the construction of a public community of support between family, school, power and everything. Raise awareness of a real practice of Integral Preventive Education. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumen: El presente estudio defiende y sensibiliza la Tesis de que la Educación Preventiva Integral moviliza/posibilita las prácticas preventivas en los contextos familiar, escolar, profesional y comunitario, en la medida en que se convierten en agentes multiplicadores. Para esta comprensión, se analizaron las acciones de los participantes de una Disciplina de Proyecto de Extensión (período de 2013 a 2016) relacionada con la Educación Preventiva Integral en el contexto del abuso de drogas después de su conclusión. Fueron identificadas sus expectativas e intenciones para el tema, así como la representación de la prevención del abuso de drogas en 18 participantes y su desempeño posterior. Se trata de una investigación cualitativa, de alcance exploratorio. Como guía metodológica, se utilizó la Grounded Theory de Charmaz (2009) para dilucidar el proceso de investigación y análisis de datos. La generación de datos se realizó con el estudio de cuestionarios en línea, bitácoras y la Revisión Sistemática Integrativa, con dos etapas de codificación (inicial y focalizada), así como con la elaboración de memorandos y manuscritos. La generación de datos evidenció la importancia del trípode educador, alumno y metodología, en el cual necesitan estar en sintonía en los procesos de educación escolar, social, popular y comunitaria. Se refuerza que las acciones pedagógicas conscientes permiten la comprensión del sujeto activo en su totalidad, estando el educador y el educando abiertos a la enseñanza y al aprendizaje. Se refuerza la libertad para dialogar, despojarse de prejuicios y juicios y ahondar en los conflictos y potencialidades humanas, así como la construcción de una red de apoyo entre familia, escuela, gobierno y comunidad en su conjunto. Sensibilizar sobre una práctica real de Educación Preventiva Integral. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Drogas - Uso de substâncias - Prevenção | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Uso de drogas | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A formação para prevenção do abuso de drogas : caminhos possíveis | pt_BR |
dc.type | Tese Digital | pt_BR |