Maturidade das práticas de sustentabilidade corporativa : um estudo em empresas do setor da moda brasileira
Resumo
Resumo: O apelo mundial em torno das questões sustentáveis se mostra claro e necessário como parâmetro para impedir a degradação do meio ambiente, como ato para melhorar a relação entre os diversos stakeholders das organizações e também como medida de desempenho financeiro de maneira perene. A indústria da moda, pelo seu histórico de impactos socioambientais negativos, se mostra um campo ainda pouco explorado para a pesquisa em questão. A fim de contribuir com esse tema, esta dissertação tem o objetivo de compreender a manifestação das práticas de sustentabilidade corporativa em empresas do setor da moda brasileira, a partir de um modelo de maturidade da sustentabilidade corporativa selecionado em discussão da literatura. Por meio de uma abordagem qualitativa, foi realizada uma pesquisa documental, cujas fontes foram dez relatórios de sustentabilidade de grandes empresas da indústria da moda brasileira: Lupo, Hering, Renner e Grupo Malwee, em suas publicações de 2018, 2019 e 2020. Por meio da análise de conteúdo, com o auxílio do software ATLAS.ti®, as práticas de sustentabilidade declaradas nos relatórios foram analisadas sob a perspectiva do modelo de maturidade da sustentabilidade corporativa em questão, que considera as dimensões econômica, ambiental e social, sendo que cada dimensão ainda contempla aspectos como: inovação e tecnologia; lixo e resíduos perigosos; governança corporativa; comportamento ético e direitos humanos, entre outros. Os resultados apontam a existência de práticas e ações com objetivo sustentável, e que as empresas brasileiras da indústria da moda estão engajadas e em constante melhoria em seus processos produtivos. Porém, apesar dos esforços das empresas da indústria da moda, as práticas ainda necessitam de níveis maiores de maturidade para contribuir de maneira expressiva com a sustentabilidade corporativa nesse setor industrial. Com isso, o presente estudo destaca as contribuições em torno das vantagens na utilização do modelo de maturidade da sustentabilidade corporativa nas empresas da indústria brasileira de moda e vestuário. Quanto as contribuições práticas, esta pesquisa oferece informações sobre os níveis de maturidade das ações mais recorrentes, de acordo com aspectos delimitados pelo modelo utilizado, identificados nos relatórios de sustentabilidade analisados. Quanto à relevância social, pretende-se contribuir para que outras empresas da indústria da moda percebam esse ramo como fundamental na conscientização de seus clientes para o consumo sustentável. Abstract: The global appeal around sustainable issues is clear and necessary as a parameter to prevent the degradation of the environment, as an act to improve the relationship between the various stakeholders of organizations and also as a measure of financial performance in a perennial way. The fashion industry, due to its history of negative socio-environmental impacts, is a field still little explored for the research in question. In order to contribute to this theme, this dissertation aims to understand the manifestation of corporate sustainability practices in companies in the Brazilian fashion sector, based on a corporate sustainability maturity model selected in a literature discussion. Through a qualitative approach, a documentary research was carried out, whose sources were ten sustainability reports from large companies in the Brazilian fashion industry: Lupo, Hering, Renner and Grupo Malwee, in their 2018, 2019 and 2020 publications. Content analysis, with the help of ATLAS.ti® software, the sustainability practices declared in the reports were analyzed from the perspective of the corporate sustainability maturity model in question, which considers the economic, environmental and social dimensions, with each dimension also includes aspects such as: innovation and technology; garbage and hazardous waste; corporate governance; ethical behavior and human rights, among others. The results point to the existence of practices and actions with a sustainable objective, and that Brazilian companies in the fashion industry are engaged and in constant improvement in their production processes. However, despite the efforts of companies in the fashion industry, practices still require higher levels of maturity to contribute significantly to corporate sustainability in this industrial sector. Thus, the present study highlights the contributions around the advantages of using the corporate sustainability maturity model in companies in the Brazilian fashion and clothing industry. As for practical contributions, this research provides information on the maturity levels of the most recurrent actions, according to aspects delimited by the model used, identified in the sustainability reports analyzed. As for social relevance, it is intended to help other companies in the fashion industry perceive this branch as fundamental in the awareness of their customers for sustainable consumption.
Collections
- Dissertações [441]