dc.contributor.advisor | Pauli, Rafael Camargo de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.creator | Girardi, Rafael Irik | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-12T17:16:22Z | |
dc.date.available | 2024-07-12T17:16:22Z | |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/77774 | |
dc.description | Orientador: Rafael Camargo de Pauli | pt_BR |
dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho, tem como objetivo retratar as mudanças ocorridas no setor automotivo após a abertura comercial brasileira na década de 90. Procura-se demonstrar que a indústria automobilística brasileira passou por importantes mudanças ocasionadas pelo processo de abertura econômica do país e a implementação do Plano Real. Para isto, faz-se uma breve revisão da literatura empírica sobre os possíveis efeitos decorrentes de um processo de abertura econômica e, na seqüência, uma explanação da conjuntura econômica brasileira na década de 90 e das políticas adotadas para proteger o setor automotivo. Finalizando com a análise dos dados referentes ao setor automobilístico antes e após a abertura econômica e a partir desta análise, é feita uma confrontação teórica com o modelo H-O. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Indústria automobilística | pt_BR |
dc.subject | Brasil - Politica comercial | pt_BR |
dc.title | Abertura comercial e seus impactos na indústria automobilística brasileira na década de 90 | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |