Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPelaez, Victor, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.creatorGraff, Suellen Gimenespt_BR
dc.date.accessioned2024-07-12T16:58:18Z
dc.date.available2024-07-12T16:58:18Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/77754
dc.descriptionOrientador: Victor Manoel Alvarez Pelaezpt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo de caso analisa o processo de internacionalização da empresa Marcopolo S/A. Apoiando-se em vertentes comportamentais e econômicas da literatura sobre o tema, buscou-se compreender de que forma e por que a empresa partiu para a internacionalização de suas atividades produtivas. As atividades em mercados externos, que de início tinham o propósito complementar de diminuir a ociosidade dos ativos nos momentos de menor venda, hoje são o foco da estratégia de crescimento da empresa. O processo de internacionalização da empresa evoluiu de operações de menor risco financeiro, por meio de exportações diretas, até operações de maior comprometimento, com a instalação de unidades produtivas em países terceiros. Esse processo resultou tanto na combinação de aspectos econômicos, determinantes na decisão de investir no exterior, como de aspectos comportamentais, que influenciaram nas formas de entrada e seleção de mercados externos. Constatou-se que as operações no mercado internacional tornaram-se uma importante fonte de crescimento e melhoria no desempenho econômico-financeiro da empresa que hoje tem grande parte de suas receitas advindas das vendas no mercado externo.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEmpresas - Globalizaçãopt_BR
dc.subjectOnibus - Indústriapt_BR
dc.titleO processo de internacionalização da empresa Marcopolo S/Apt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples